Portimão testa Sirene de Aviso de Tsunami

Portimão testa Sirene de Aviso de Tsunami no âmbito do exercício “A Terra Treme”. Às 11h05 da próxima segunda-feira, 5 de novembro, a sirene de aviso à população para o risco de tsunami, instalada na Fortaleza de Santa Catarina, e a sirene dos Bombeiros de Portimão tocarão durante um minuto, para convidar toda a população a participar no exercício público e nacional de cidadania.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil promove na próxima segunda-feira, 5 de novembro, o exercício “A Terra Treme”, inserido este ano no âmbito do Dia Internacional para a Sensibilização do Risco de Tsunami, e que terá a duração de um minuto, visando sensibilizar para a importância da preparação e autoproteção para o risco sísmico.

A iniciativa, que tem lugar a nível nacional às 11h05, apela ao envolvimento de todos os cidadãos, individualmente ou em grupo, que são, desta forma, convidados a executar três gestos de autoproteção: baixar-se sobre os joelhos, uma posição que evita a queda durante o sismo; proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se se possível sob uma mesa resistente; aguardar nessa posição pelo menos um minuto.

Esta campanha de sensibilização e preparação tem como objetivo contribuir para que, em caso de sismo, os cidadãos adotem simples comportamentos de segurança, que podem, no entanto, salvar vidas, procurando promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo.

“A Terra Treme” é um exercício inspirado no modelo norte-americano ShakeOut, que vai ser realizado pela sexta vez em Portugal, associando-se o Município de Portimão, de igual forma, à iniciativa pela sexta vez consecutiva.

Em Portimão, às 11h05 do próximo dia 5 de novembro (segunda-feira), terá lugar o primeiro teste sonoro ao sistema de aviso à população para o risco de tsunami, cujo equipamento-piloto se encontra instalado na Fortaleza de Santa Catarina, soando a respetiva sirene e permitindo validar o funcionamento deste equipamento. Soará ainda a habitual sirene dos Bombeiros de Portimão, assinalando o abalo sísmico e todos os munícipes são convidados a participar individualmente ou em grupo.

Certos do interesse e importância desta iniciativa, o município de Portimão convida os Órgãos de Comunicação Social a participarem neste exercício, que será promovido no na Centro Escolar do Pontal.

Este exercício enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e no trabalho que tem, inclusive, sido desenvolvido pelo Município de Portimão, nos programas municipais de sensibilização “A Escola e os Riscos... Preparar para Proteger!” e “Idosos Preparados!... Idosos mais Protegidos”, num contexto da Educação para o Risco no nosso concelho.

O exercício público do dia 5 de novembro, pensado na eventualidade que um tremor de terra pode acontecer a qualquer instante e em qualquer lugar, conta com a colaboração e parceria de diversas empresas e entidades, entre as quais o Município de Portimão, podendo os interessados encontrar toda a informação no endereço www.aterratreme.pt, e ainda se registar, contando oficialmente para o número total de participantes, em www.aterratreme.pt/como-participar/.

 

 

0
0
0
s2sdefault