Portimão recebe júri do Prémio Museu Europeu do Ano 2019

 

Nos dias 22 e 23 de novembro Portimão recebe o Júri do Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA), composto por membros de 10 países, que se reúnem no Museu de Portimão para proceder à seleção dos museus candidatos às diferentes categorias de prémios, nomeadamente o prémio Museu Conselho da Europa, distinção atribuída ao equipamento portimonense em 2010.

O EMF-European Museum Forum é a associação europeia responsável, desde 1977, pela organização dos dois mais importantes e prestigiantes prémios da museologia europeia, designadamente o prémio Museu Europeu do Ano (EMYA) e o prémio Museu Conselho da Europa (CoE).

Nesta reunião estarão em análise cerca de 41 museus, dos 47 países que integram o Concelho da Europa, entre os quais 6 serão distinguidos com nomeações para duas categorias principais: Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA) e Prémio do Museu Conselho da Europa (CoE); seguindo-se outros prémios e menções especiais como o Prémio Silletto, que reconhece a excelência no trabalho com a comunidade local e o envolvimento de voluntários e amigos de museus, o Prémio Kenneth Hudson atribuído como reconhecimento ao mais inesperado e arrojado museu ou a um museu que desafie a normal perceção do papel dos museus na sociedade, a Menção Especial para a Sustentabilidade e outras Menções Especiais são conferidas a museus que demonstrem excelência em aspetos particulares do seu trabalho.

Em julho deste ano o Município de Portimão assinou um protocolo de colaboração com o EMF - European Museum Forum com vista a uma parceria que visou a instalação do Secretariado administrativo e o Arquivo geral do EMYA / European Museum of the Year Award (Prémio Museu Europeu do Ano), no Museu de Portimão. O projeto de cooperação contemplou também a criação de um novo Prémio Europeu do EMYA, designado "Prémio Museu Portimão", destinado a distinguir de entre os candidatos "O Museu Europeu mais acolhedor e acessível" cujo troféu e diploma serão entregues anualmente na cerimónia de atribuição dos prémios EMYA.

O Museu de Portimão funciona às terças das 14h30 às 18h00 e de quarta a domingo das 10h00 às 18h00. Aos sábados tem entrada gratuita das 10h00 às 14h00.

 

 

0
0
0
s2sdefault