Proteção Civil Municipal volta a ‘preparar’ as escolas do concelho para situações de emergência

Pela quinta vez consecutiva, a Câmara Municipal de Portimão, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, volta a implementar o programa municipal de sensibilização "A Escola e os Riscos... Preparar para Proteger!", que contempla um conjunto de mais de 300 ações que visam sensibilizar toda a comunidade escolar, envolvendo alunos, docentes e demais colaboradores das três dezenas de estabelecimentos de ensino existentes no concelho.

O programa municipal que arrancou esta segunda-feira, 26 de novembro, na Escola Básica e Jardim de Infância das Vendas, e que culminará em maio de 2019, contemplará, à semelhança dos anos transatos, além das habituais sessões sobre riscos para os diversos níveis de ensino, a realização de exercícios internos e à escala real nos estabelecimentos de ensino, sensibilizando e preparando a comunidade escolar para eventuais situações de acidente grave ou catástrofe.

São objetivos deste programa de iniciativa local, que pretende fomentar a resiliência, sensibilizar a comunidade escolar para a importância das questões da segurança, contribuindo para uma melhoria progressiva e continuada na preparação das Escolas do Município para responder a situações de emergência, quer nas próprias instalações, quer nos aspetos comportamentais da sua população, e incrementar o diálogo e a reflexão sobre a proteção civil e socorro, envolvendo as entidades responsáveis ao nível local e os representantes das escolas.

No calendário avançado, que foi concertado entre a Autarquia, as Direções dos Agrupamentos de Escolas e os Agentes de Proteção Civil, são de destacar as ações direcionadas aos alunos sobre o que fazer em situações de emergência, formação para os docentes e demais colaboradores em primeiros socorros e utilização de meios de primeira intervenção em situação de incêndios, procedimentos de evacuação e várias atividades práticas e exposições/demonstrações dos diferentes atores da Proteção Civil do concelho.

O destaque no presente ano vai também para a Defesa da Floresta Contra Incêndios, com ações específicas em sala e com visitas de campo no âmbito da educação ambiental, nomeadamente na salvaguarda dos espaços naturais, em especial nas áreas rurais do concelho, permeáveis ao perigo de incêndio.

ALUNOS APRENDEM SUPORTE BÁSICO DE VIDA NO FINAL DO PERCURSO ESCOLAR
O Programa Municipal de Sensibilização “A Escola e os Riscos... Preparar para Proteger!” continua a garantir que no final do 3.º ciclo e do ensino secundário os alunos saem preparados para executar gestos que podem salvar vidas, ou seja, participam em sessões e ações sobre Suporte Básico de Vida. Este ano estima-se que estas sessões serão direcionadas para um universo superior aos 1500 alunos de todos os agrupamentos de escolas, sendo que este ano vão ainda incluir ações em inglês para os alunos estrangeiros do programa ERASMUS+ provenientes de 9 países.
Recorde-se que, desde 2014, são realizadas anualmente centenas de ações em todo parque escolar de Portimão, envolvendo os diversos agentes de Proteção Civil, nomeadamente Bombeiros, Cruz Vermelha, GNR, Policia Marítima e PSP, bem como outras entidades cooperantes, como é o caso das Infraestruturas de Portugal, abrangendo um universo de mais de 10.000 participantes/ano.

0
0
0
s2sdefault