Bairro da Cruz da Parteira celebra o 20º aniversário

 

O Bairro Cruz da Parteira comemora no dia 22 de dezembro, o seu 20º aniversário em ambiente de festa, a partir das 14h00, com um lanche partilhado com os moradores, entrega de uma lembrança de aniversário feita pelas crianças, muita música e animação para todas as idades assinalando os 20 anos de entrega das chaves aos primeiros moradores. 

 

 Construído em 1998 no âmbito do Programa de Realojamento para a população residente em barracas, este bairro camarário permitiu o realojamento de 120 agregados familiares que viviam em barracas na zona do Cabeço do Mocho ou em casas abarracadas. Este projeto contou com financiamento a fundo perdido em cerca de 50% e o restante com juros bonificados por parte do Instituto Nacional de Habitação.

Neste Bairro coexistem várias culturas, nomeadamente a africana com especial predominância da cabo-verdiana; a cigana e a cultura tradicional portuguesa, atualmente com um total de cerca de 430 indivíduos.
É constituído por quatro blocos de 3 andares, sendo dois blocos com 9 fogos por piso e outros dois blocos com 11 fogos por piso, num total de 120 fogos, em regime de arrendamento apoiado. Dos 120 fogos 33 são de tipologia t1; 43 de tipologia t2; 24 de tipologia t3 e 20 de tipologia t4.
Como estrutura de apoio aos moradores do bairro existe o Centro Comunitário da Cruz da Parteira, sediado na cave do Bloco 2, que no âmbito o Programa de Intervenção Comunitária do Município disponibiliza apoio psicossocial, animação sociocultural e intervenção comunitária , com o principal objetivo de proporcionar uma ocupação saudável dos tempos livres em prol de um desenvolvimento pessoal e social, prevenindo comportamentos desviantes e de risco.
A sua ação visa por um lado, envolver a população mais jovem, ocupando-os numa perspetiva dinâmica e construtiva, num espaço onde possam desenvolver atividades que venham de encontram aos seus interesses pessoais e comunitários. E por outro lado, a intervenção junto da população adulta com especial atenção para os que não se encontram integrados numa atividade profissional e para os mais idosos, de forma a prevenir a exclusão social e o isolamento.
Desde outubro do presente ano decorre no Bairro da Cruz da Parteira o projeto de intervenção social (RE)VIVER NO MEU BAIRRO que surgiu de um protocolo entre o Município de Portimão, o Ministério da Administração Interna e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão. Ao abrigo deste Programa o Bairro passou a contar com uma equipa multidisciplinar, em atividade a tempo inteiro, de 2.ª feira a sábado, que tem como principal prioridade a prevenção da delinquência juvenil e a redução das vulnerabilidades sociais de forma a mitigar algumas vulnerabilidades de segurança existentes.

 

0
0
0
s2sdefault