Rede de Museus do Algarve lança guia em formato eletrónico

 A Rede de Museus do Algarve (RMA) irá fazer a apresentação pública do primeiro “GUIA DE MUSEUS DO ALGARVE”, em formato electrónico, no dia 21 de fevereiro, pelas 18h00, no Museu de Portimão.

 

A primeira edição do “Guia dos Museus do Algarve”, numa versão emformato eletrónico (e-book) é  importante e oportuno preencher uma lacuna, sobre as instituições algarvias integrantes da Rede de Museus do Algarve (RMA), ligadas à museologia e ao património cultural e natural desta região. Este é mais um projeto, fiel aos princípios de uma efetiva, salutar e continuada parceria, que nasce do trabalho em rede, iniciado em 2007, com a criação da Rede de Museus do Algarve. Dezanove estruturas museológicas, entre Museus, Centros de Ciência Viva, Parques Naturais, Centros Interpretativos, Explicativos e Ambientais, integram o “Guia de Museus do Algarve”, o qual se pretende assumir como um dinâmico e colectivo contributo para valorizar, divulgar e celebrar a diversidade cultural de toda uma região.

Com este guia pretende-se alcançar e desenvolver um instrumento, facilitador de uma maior acessibilidade pública, acrescentando uma melhor e mais progressiva difusão de informação da oferta dos serviços dos vários museus e demais entidades, dos seus programas, iniciativas e acervos, num permanente e frutífero diálogo com os seus potenciais visitantes e comunidades.

Trata-se de um convite para que, através deste “caminho pelo conhecimento”, seja possível realizar um percurso pela evolução histórica das nossas comunidades, (re)descobrir o nosso património material e imaterial e realizar uma agradável imersão na identidade colectiva do Algarve e das suas gentes.

Grupo Coordenador RMA 2018-2020
Ana Rosa Sousa (Museu Municipal de Loulé)
Emanuel Sancho (Museu do Traje de São Brás de Alportel)
Hugo Oliveira (Museu Municipal de Olhão)
José Gameiro (Museu de Portimão)
Maria José Gonçalves (Museu Municipal de Arqueologia de Silves)

0
0
0
s2sdefault