Já é possível andar de trotinete elétrica em Portimão

A iniciativa resulta de uma parceria entre a empresa Circ e o Município, em prol de um sistema de mobilidade mais ecológico e sustentável, direcionado tanto a residentes como a turistas.

Até outubro, funcionará em regime de período experimental, procedendo-se nessa altura a uma avaliação desta nova forma de mobilidade na cidade.

São cerca de cem as trotinetes disponíveis e há 15 ‘hotspots’ onde os interessados as podem levantar: junto à Câmara Municipal, na zona ribeirinha, na Praia da Rocha, na Praia do Vau e perto do Mercado Municipal, entre outros.

Os utilizadores, maiores de 18 anos, deverão instalar nos seus smartphones a aplicação Circ – Trotinetes Elétricas, que lhes permitirá usar o equipamento e ficar a saber todos os detalhes.

As trotinetes devem ser estacionadas de forma a não criarem obstruções na via pública ou impedirem o tráfego e fluxo de peões. Além disso, é recomendável que a velocidade máxima não ultrapasse os 20Km/hora.

O desbloqueio do equipamento tem um custo inicial de 1 euro, valor ao qual serão somados 15 cêntimos por cada minuto de utilização. Como incentivo à boa utilização do serviço, serão devolvidos 50 cêntimos a quem estacionar as trotinetes de forma adequada.

Ao nível viário e de trânsito, os utilizadores deverão cumprir o disposto no Código da Estrada e restantes normas legais e regulamentares, bem como as recomendações do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

0
0
0
s2sdefault