Município de Portimão presta homenagem a centenários no Dia Internacional da Pessoa Idosa

Nesta terça-feira, 1 de outubro, Portimão irá comemorar o Dia Internacional do Idoso de forma especial com um almoço de homenagem aos centenários que residem no município, o qual terá lugar pelas 12h00 na sala de descabeço do Museu de Portimão, um espaço também ele carregado de memórias e evocativo da história da cidade.

Por esta ocasião serão homenageados pelo Município de Portimão oito homens e mulheres centenários entre as bonitas idades de 100 e 106 anos, com histórias de vida que se cruzam com a própria história e o quotidiano da cidade e das suas freguesias.

A partir das 15h00, no auditório do TEMPO- Teatro Municipal de Portimão a tarde será de Fado para os utentes dos Centro Convivo Aldeia das Sobreiras, Centro de Convívio Sénior, Centro Comunitário do Pontal, da Cruz da Parteira e da Coca Maravilhas, Santa casa da Misericórdia de Portimão, Santa Casa da Misericórdia de Alvor, Centro de Apoio a Idosos, Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande, Lar Esperança, Centro de Convívio do Centro Paroquial da Nossa Senhora do Amparo, com a participação especial do jovem fadista João Leote.

O Dia Internacional da Pessoa Idosa marca também o arranque oficial do Programa Exercício e Saúde do Município que, em ano de Cidade Europeia do Desporto, irá contar com a participação de 300 séniores que semanalmente praticam atividades como a ginástica, caminhadas, jogos e hidroginástica e ao longo do “ano letivo” participam em intercâmbios desportivos e palestras de educação para a saúde.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa , a partir do dia 3 de outubro será possível apreciar os trabalhos desenvolvidos pelos utentes dos diferentes Centros de Convívio e Centros Comunitários do Município, numa exposição de Lavores que estará patente até dia 30 na Casa Manuel Teixeira Gomes.

Centros de Convívio Sénior e Centros Comunitários nos Bairros Camarários são pontos de encontro e de atividade para os mais idosos

Apostada em proporcionar uma maior qualidade de vida e contribuir para o bem-estar físico e mental da população sénior do município, a autarquia tem vindo a criar e a dinamizar estruturas específicas de apoio à comunidade sénior do Município, nomeadamente o Centro de Convívio Sénior de Portimão e da Aldeia das Sobreiras, que dão uma resposta diária no combate ao isolamento social.

O Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras é frequentado diariamente por 25 seniores que aqui se encontram, almoçam e desenvolvem um programa de ocupação de tempos livres diário/ semanal que inclui informática, lavores, trabalhos manuais, grupo coral, os tradicionais bailes e matinés dançantes e outras atividades lúdicas, desportivas e socioculturais, bem como acções de sensibilização e rastreios de tensão arterial.

O dia a dia do Centro de Convívio Sénior de Portimão é marcado pela realização de atividades regulares semanais como os rastreios de tensão arterial e controlo da glicémia que se realizam todas as terças-feiras, realizados por uma enfermeira voluntária. As aulas de alfabetização e de informática são uma referência para os seus utentes que aqui têm também à disposição sessões de lavores, pintura de tecido e aulas de ginástica, no âmbito do Programa Exercício e Saúde que decorrem, neste caso no Pavilhão Gimnodesportivo. Outras atividades pontuais, nomeadamente, passeios culturais, visualização de filmes no cinema e caminhadas fazem parte da agenda dos utentes.

Estão aberta ao longo do ano as inscrições para qualquer um dos Centros de Convívio Sénior, bastando para o efeito candidatar-se através do preenchimento de um ficha de caracterização, de carácter confidencial , a preencher no próprio Centro ou entrar em contacto com a Divisão de Ação Social para qualquer esclarecimento adicional, através do telefone 282 470830.

O Centro Comunitário da Coca Maravilhas e da Cruz da Parteira são estruturas de apoio criadas no âmbito do Programa de Gestão Integrada de Bairros Municipais, que a Autarquia preconiza desde 2000 com vista à dinamização do trabalho comunitário, através da promoção de várias atividades lúdicas e sociopedagógicas adequadas às características dos diferentes Bairros e seus moradores, nomeadamente junto da população mais envelhecida.

No Bairro Pontal, a autarquia conta ainda com a colaboração da Associação de Reformados do Pontal e Não Só no desenvolvimento do trabalho comunitário nesse bairro, com especial enfase para a dinamização de atividades culturais, lúdicas e pedagógicas destinadas maioritariamente à população sénior.

Destaque também para as várias instituições locais que, com o apoio camarário, realizam um importante trabalho em prol dos seniores, nomeadamente o Centro de Apoio a Idosos de Portimão, as Santas Casas da Misericórdia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, o Lar Esperança, a Associação de Reformados do Pontal e Não Só, a Associação Sénior e Autodidata de Portimão, o Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande e a Aldeia de S. José de Alcalar. 

 

0
0
0
s2sdefault