Programa de sensibilização da Proteção Civil envolve seniores de Portimão

Arrancou na passada quarta-feira, 9 de outubro, a terceira edição do programa municipal de sensibilização “Idosos preparados ... Idosos mais protegidos!”, cuja primeira ação decorreu no Centro de Convívio Sénior das Sobreirias.

As atividades previstas vão realizar-se durante o mês de outubro, mês do idoso no Município de Portimão, em diversos locais do concelho, com o intuito de preparar a população sénior para os riscos coletivos identificados neste território, em harmonia com o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil em vigor.

Trata-se de uma ação conjunta entre o Serviço Municipal de Proteção Civil, os Bombeiros de Portimão e a Divisão de Habitação, Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Portimão, na qual o foco dos técnicos da autarquia e dos agentes de Proteção Civil locais incidirá, inicialmente, nos centros comunitários, onde se encontram marcadas ações especificas sobre riscos coletivos e autoproteção.

Depois das Sobreiras, a calendarização é a seguinte: 14 de outubro, às 14h30, no Centro Comunitário da Coca-Maravilhas; 15 de outubro, também às 14h30, no Centro Comunitário da Cruz da Parteira; 17 de outubro, pelas 15h30, no Centro de Convívio Sénior de Portimão – junto ao quartel dos Bombeiros; 29 de outubro, às 15h00, no Centro Comunitário do Bairro Pontal.

Mensalmente, será divulgado um conjunto de ações um pouco por todo o concelho, em parceria com as Juntas de Freguesia e diversas coletividades, estendendo-se este programa até março de 2020. Culminará com duas ações na freguesia de Alvor, nomeadamente, a 11 de março, pelas 10h00, no Centro Comunitário de Alvor e, por fim, no dia 17 de março, pelas 10h00, na Ludoteca de Montes de Alvor.

Ao longo dos próximos meses, técnicos da Proteção Civil e bombeiros vão acompanhar as rotas de apoio domiciliário dos organismos do Estado e instituições de solidariedade social, para realizar ações de sensibilização no domicílio, sobre os acidentes domésticos, no âmbito do programa “Bombeiro Amigo”.

O principal objetivo deste programa é contribuir para uma comunidade cada vez mais resiliente, estando comtemplada uma auditoria “Casa +Segura”, com recomendações para mitigar os riscos identificados, no sentido da criação de um ambiente mais seguro para quem está isolado e distanciado, embora beneficie de apoio social diário.

0
0
0
s2sdefault