TVI Running Wonders encerra com chave de ouro Cidade Europeia do Desporto 2019

Na manhã de 8 de dezembro, pelas 10h00, será dado em Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 o tiro de partida para a primeira edição do circuito TVI Running Wonders – Corrida da Dieta Mediterrânica, que terá transmissão televisiva na TVI.

Segundo Paulo Costa, responsável pela organização, a cargo da Globalsport – GSX Portugal em colaboração com a autarquia portimonense, “esta última corrida do ano, que será a primeira junto ao Oceano Atlântico, culminará em beleza o maior projeto desportivo de Portugal nesta área.”

Durante a apresentação pública do projeto, o promotor elogiou “as condições fantásticas de Portimão, uma terra lindíssima e cheia de vitalidade, com tudo para que esta se torne a grande festa de encerramento do circuito, no qual até ao momento já participaram cerca de 67 mil pessoas”. Paulo Costa estima que a etapa de Portimão atraia mais de cinco mil participantes de todas as faixas etárias, das crianças aos seniores.

Presente no lançamento da TVI Running Wonders, a antiga maratonista e tricampeã mundial de estrada Aurora Cunha, embaixadora do projeto, endereçou “um convite especial aos idosos para tomarem parte numa manhã diferente e muito animada, contrariando a solidão e pugnando pela sua qualidade de vida.”

Na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, realçou o valor da dieta mediterrânica - património imaterial da humanidade - para a saúde dos cidadãos, considerando ser este “um excelente mote para o último grande evento da Cidade Europeia do Desporto 2019.”

“Foi com um misto de surpresa e alegria que recebi a notícia que havíamos sido escolhidos como Melhor Cidade Europeia do Desporto e estou certa que este evento irá fechar com chave de ouro um ano notável, durante o qual suplantámos os anteriores indicadores das cidades que até agora participaram e batemos todos os recordes, muito difíceis de ultrapassar no futuro”, expressou a autarca.

Isilda Gomes sublinhou que “as pessoas de Portimão revelaram uma capacidade extraordinária de organizar e mexer, muito por conta do empenho do movimento associativo local, e isso enche-nos de orgulho”. Também destacou a vertente humanitária da iniciativa agendada para 8 de dezembro, uma vez que 50 por cento da receita apurada reverterá a favor do Refeitório Social da Quinta do Amparo.

Com partida e chegada sensivelmente a meio da zona ribeirinha de Portimão, a Corrida da Dieta Mediterrânica engloba uma meia maratona na distância de 21km, uma minimaratona com 10km e uma caminhada solidária de 5 km.

As inscrições podem ser feitas até 6 de dezembro em www.runningwonders.com, ou preferencialmente no próprio Refeitório Social da Quinta do Amparo, apenas no caso da caminhada, com os seguintes custos: meia maratona de 21 km – 17 euros; minimaratona de 10 km – 13 euros; caminhada de 5 km – 5 euros.

Integrada na programação, vai ter lugar a partir das 10h00 do dia 6 de dezembro a Running Kids, para a qual serão convidadas todas as crianças que frequentam o 1º Ciclo nos diversos agrupamentos escolares do concelho e que decorrerá na zona ribeirinha de Portimão, espaço onde no dia seguinte se realiza, a partir das 10h00, uma aula de aberta de fitness destinada aos seniores. Ainda na mesma data e local, o movimento associativo de Portimão terá oportunidade de divulgar o seu trabalho, através de uma pequena feira de atividades.

Qualquer pessoa que se deseje preparar para a TVI Running Wonders poderá participar nos treinos de preparação do Centro de Marcha e Corrida de Portimão, que têm lugar às 2.as e 5.as feiras, a partir das 18h30, na zona ribeirinha de Portimão, com ponto de concentração marcado para o quiosque situado entre a Capitania e o Clube Naval.

0
0
0
s2sdefault