Igualdade de género dá mote às comemorações do Dia Internacional da Mulher em Portimão

No ano em que a igualdade de gênero está no centro das atenções, o Município de Portimão vai assinalar o Dia Internacional da Mulher com um conjunto de iniciativas que visam alertar a comunidade para esta problemática.

Sob o mote “Nós Mulheres!!!”, o programa das comemorações tem início no dia 6 de março, a partir das 18h00, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com a iniciativa “À Conversa com Mulheres...” que terá a participação de Idalécia Carmo, a primeira mulher eleita presidente da direção da Sociedade Recreativa Figueirense e assistente operacional de ação médica; da pintora portimonense Estela Barreto, fundadora da Associação Iniciarte, e ainda de Maria Fernanda Teixeira, presidente da Associação Elos de Esperança e do Instituto de Cultura de Portimão – Universidade Sénior e ex-inspetora da Policia Judiciária.

Estas três mulheres, que se têm distinguido pela sua intervenção em vários quadrantes da sociedade local, são convidadas a partilhar as suas vivências pessoais e profissionais com os interessados que se queiram juntar a esta conversa informal de final de tarde, no ambiente descontraído do Café Concerto do TEMPO.

A anteceder a iniciativa “À Conversa com Mulheres”, haverá ainda tempo para um intercâmbio cultural entre as “Amigas do Cante Alentejano”, um recém-criado grupo de 21 cantadoras, maioritariamente utentes dos três centros comunitários do município (bairros do Pontal, Coca-Maravilhas e Cruz da Parteira), que iniciaram a sua atividade em dezembro de 2019, e o grupo “As Marias”, um projeto que nasceu em outubro de 2016 no Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAIM) de Carnaxide – Outurela. Atualmente, conta com a participação de 30 senhoras com idades compreendidas entre os 52 e os 89 anos, as quais se deslocam a Portimão para se associarem às comemorações do Dia Internacional da Mulher.

No espaço do Café Concerto poderá ser vista no dia 6 de março a mostra “Biografias no Feminino”, promovida pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, bem como a exposição fotográfica “Rostos de Mulher”, uma iniciativa conjunta entre os centros comunitários e de convívio do município e o Projeto (Re)Viver no Meu Bairro. Nesta exposição serão revelados alguns dos rostos de mulheres utentes dos Centros Comunitários de Portimão que, nos primeiros dias de março, participam em ensaios fotográficos dinamizados pelos jovens Débora Coutinho e Hugo Santos, moradores em bairros camarários.

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, todas as mulheres são convidadas a participar num workshop sobre “Intimidade e Sexualidade na Mulher”, a cargo da sexóloga Vânia Beliz. Licenciada em Psicologia Clínica e mestre em Sexologia, a especialista escreveu em 2010 o primeiro livro nesta área, intitulado “Ponto Quê?”, tendo apresentado durante três anos uma rubrica sobre sexualidade, dirigida aos jovens, que integrou o programa “Curto-Circuito” da SIC Radical.

O workshop é de participação gratuita e terá lugar no Café Concerto do TEMPO, a partir das 16h00, sendo as participantes desafiadas a refletir sobre os obstáculos e constrangimentos à sexualidade feminina, entre outros temas, como a resposta sexual e o ciclo de vida da juventude à idade madura, ou as dificuldades e disfunções sexuais no feminino. Na ocasião serão apresentados produtos e estratégias para melhorar a intimidade feminina.

Na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes haverá também espaço para uma mostra documental subordinada ao tema “Geração Igualdade”, que estará patente entre 3 e 8 de março no horário habitual deste equipamento cultural.

Ainda no âmbito do Dia Internacional da Mulher, e como já vem sendo tradição, o Mercado da Avenida S. João de Deus terá à venda flores a preços especiais.

Por estes dias, os Centros de Convívio Sénior e os Centros Comunitários do Município serão marcados por vários momentos de convívio e sessões de cuidados especiais de beleza. No dia 9 de março, enquanto o Centro de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras recebe, a partir das 14h30, o baile “Nós Mulheres”, o Centro Comunitário da Cruz da Parteira será palco, à mesma hora, de uma Tertúlia de Mulheres, seguida de uma sessão de fados interpretados por Ricardo Neto. Por outro lado, entre 9 e 11 de março as utentes dos Centros de Convívio Sénior de Portimão e da Aldeia das Sobreiras, assim como do Centro Comunitário do Pontal, beneficiarão de um tratamento especial de beleza, numa ação dinamizada pela turma de assistentes de cuidados de beleza do Instituto de Emprego e Formação Profissional – Centro de Portimão.

PELA IGUALDADE DE GÉNERO

Este ano, as Nações Unidas elegeram para o Dia Internacional da Mulher o tema “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das Mulheres”. Nesse sentido, 2020 é considerado de extrema importância em termos de mobilização à escala global para o avanço da igualdade de género, propondo-se a comunidade internacional avaliar durante este período os progressos dos direitos das mulheres.

De referir que está em curso em Portimão o Plano Municipal para a Igualdade de Género (2017-2021), com vista a contribuir ativamente para a respetiva promoção, consciencializando a comunidade para as questões que a temática consagra quanto à linguagem, à parentalidade, aos direitos laborais, ao combate de estereótipos e, sobretudo, ao respeito de cada um.

A implementação deste plano municipal passa pelo desenvolvimento de ações de informação, sensibilização e formação sobre várias temáticas inseridas na defesa dos direitos das mulheres e promoção da igualdade de género, que envolvam toda a comunidade.

0
0
0
s2sdefault