Museu de Portimão sopra 12 velas, reabre portas com restrições e propõe uma Corrida Fotográfica muito especial

14.05.2020

No dia 17 de maio, o Museu de Portimão vai assinalar da melhor forma 12 anos de existência, com a abertura online de duas exposições temporárias, não faltando o bolo de aniversário, que simbolicamente homenageará os profissionais de saúde pela dedicação no combate à Covid-19.

O bolo, composto por uma parte onde está gravada a fachada do Museu e outra com peças e instrumentos de trabalho características dos profissionais de saúde, será entregue pessoalmente na manhã desse dia pela presidente da Câmara Municipal, Isilda Gomes, ao Hospital de Portimão, como agradecimento a todos o pessoal, desde médicos e enfermeiros a auxiliares de saúde, que ao longo da presente pandemia vêm dando o seu melhor em prol da comunidade e, por isso, estão de parabéns todos os dias. Este gesto de reconhecimento da comunidade local contará com o apoio da pastelaria Amor às Fatias.

DUAS EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

De portas fechadas desde março passado, a reabertura terá lugar na segunda-feira 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, com entrada gratuita e a adoção de regras e normas que garantam a segurança dos visitantes.

A partir dessa data, e para além da exposição permanente “Portimão -Território Identidade”, poderão ser vistas até 15 de novembro as exposições temporárias “Cidade Europeia do Desporto 2019” e “O Teatro da Caverna - 25 Anos (1994/2019)”.

A exposição fotográfica sobre Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 (CED) retrata alguns dos momentos marcantes de um programa que envolveu todo o concelho, tendo atraído cerca de 550 mil protagonistas, entre praticantes, espetadores, voluntários e parceiros. Ao todo foram mais de 700 eventos desportivos, dinamizadas cerca de cem formações e ações de sensibilização e promovidas mais de 20 atividades desportivas inclusivas.

Todos estes números concorreram para a escolha de Portimão como Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2019, representando esta mostra uma janela privilegiada para um ano extraordinário, de grande vitalidade e energia, com uma programação intensa de eventos desportivos que deixaram um legado inestimável.

A seleção de imagens, que traça um retrato diversificado da CED 2019, conjuga as perspetivas dos fotógrafos Filipe da Palma (Câmara Municipal de Portimão) e Miguel Veterano (Kore), com as imagens captadas pelos jovens André Guerreiro, Jéssica Coelho, Ana Kovdiei, Verónica Santos, Beatriz Cardoso, Jack Palmer e Ângelo Zambujo, alunos do Curso Profissional Técnico de Fotografia da Escola Profissional Gil Eanes.

No que toca à exposição que retrata os 25 anos d’O Teatro A Caverna, é mostrado o percurso deste grupo, fundado no ano letivo de 1993/94 na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e que, ao longo dos últimos 25 anos, apresentou mais de 20 espetáculos.

Toda essa atividade artística estará representada na mostra, através de fotografias, apontamentos de cenários, adereços, guarda-roupa e cartazes, que conduzem o visitante virtual pelos meandros do que foi o percurso do grupo, em prol da educação pela arte.

Esta iniciativa conta com o apoio da Escola Profissional Gil Eanes de Portimão, do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes e do Grupo de Teatro da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes - O Teatro A Caverna.

MUSEU VIRTUAL

Nas últimas semanas, e apesar das portas fechadas, o Museu de Portimão tem continuado a exercer a sua atividade de forma criativa e digital, proporcionando outras formas e estratégias de interação, com o reforço e centralização da sua oferta de conteúdos online, através do canal “O Museu em Casa” (www.museudeportimao.pt) e da sua página de Facebook (https://www.facebook.com/museudeportimao/).

Algumas personagens poderão entrar pela casa dos utilizadores, com brincadeiras, histórias, jogos, filmes e desafios para que se divirtam e aprendam mais sobre a história local, não faltando um conjunto de atividades lúdicas e educativas preparadas pela equipa do Museu de Portimão.

Para assinalar o 12º aniversário do Museu de Portimão, tanto o canal como a página de Facebook também apresentam um ‘slide show’, com imagens dos trabalhos desenvolvidos pela sua equipa de colaboradores, além de proporcionarem uma visita virtual às exposições temporárias “Cidade Europeia do Desporto 2019” e “O Teatro da Caverna - 25 Anos (1994/2019)”.

HIGIENE E SEGURANÇA

Na sequência da reabertura do Museu de Portimão, e de modo a assegurar as condições de higiene e segurança dos visitantes e colaboradores, foi definido um conjunto de normas, em articulação com as autoridades competentes, nomeadamente a obrigatoriedade de utilização de máscara e a desinfeção das mãos, com solução gel à entrada e saída do edifício.

Também passa a ser obrigatória a manutenção das distâncias de segurança e o cumprimento das regras gerais de contenção nos contactos sociais, enquanto o pagamento de ingressos deverá ser feito, preferencialmente, com cartão bancário, evitando o manuseio de dinheiro.

A lotação máxima conjunta da sala da exposição de referência “Portimão – Território e Identidade” e sala do descabeço é fixada em 20 visitantes, ao passo que o número máximo de frequentadores de cada uma das salas de exposições temporárias será de sete pessoas. Nos casos em que a lotação máxima seja atingida, os visitantes deverão aguardar no exterior, garantido sempre as distâncias de segurança.

Por fim, a visita às salas de exposições terá um percurso obrigatório de entrada e saída, de modo a evitar o cruzamento de pessoas, enquanto a realização de visitas guiadas está suspensa até novas indicações e a limpeza de zonas de contacto será reforçada e realizada várias vezes durante o dia.

CORRIDA FOTOGRÁFICA TEM EDIÇÃO ESPECIAL COVID-19

No contexto social da atual pandemia, a realização da 20ª Corrida Fotográfica de Portimão, habitualmente realizada em maio e ligada às comemorações do aniversário do Museu, não será possível decorrer dentro dos mesmos moldes, quer nos temas, quer no modelo de participação presencial, envolvendo num só dia um grupo significativo de participantes.

Dado que este ano, excecionalmente, não será exigida a presença individual e circunscrita ao território do município de Portimão, poderão participar fotógrafos de qualquer ponto do país, através de uma inscrição online gratuita e posterior envio das imagens dos temas propostos, em formato JPEG, por via eletrónica.

Nesse sentido, será lançado no dia 21 de maio o regulamento desta edição especial Covid-19, com uma calendarização e um espaço temporal de participação diferentes e um novo formato mais próximo da realidade social e humana deste período, aberto a uma participação e a um olhar atual, atento e criativo.

Esta será igualmente uma forma de serem seguidas as indicações da Unesco e do ICOM-Conselho Internacional de Museus, no sentido da recolha de testemunhos para memória futura, neste caso fotográficos, representativos do impacto da Covid-19 no quotidiano das diferentes comunidades.

0
0
0
s2sdefault