Projeto “Férias de Verão Portimão 2020” promove teatro, ateliês temáticos e atividades desportivas

18.06.2020

A Câmara Municipal de Portimão dá continuidade à oferta de atividades de ocupação de tempos livres para crianças do concelho durante as férias de Verão, tendo em conta a atual situação epidemiologica e promove diversas atividades para que os mais pequenos possam passar umas férias de verão divertidas, com atividades desportivas, culturais, lúdicas e educativas.

O projeto “Férias de Verão Portimão 2020” decorre semanalmente, entre 29 de junho e 14 de agosto, das 8h30 às 13h30, e propõe diversas atividades de ocupação de tempos livres, destinadas a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos.

A iniciativa vem substituir os habituais programas de ocupação de tempos livres que, devido á situação epidemiológica provocada pela covid-19, se vão realizar de forma diferente, assumindo caractarísticas excecionais e temporárias, seguindo as recomendações emanadas pela Direção-Geral de Saúde e pelo Institudo Português do Desporto e da Juventude, com vista a garantir todas as condições de higiene e segurança das crianças que irão frequentar as atividades.

O projeto decorre em todas as freguesias do concelho, sendo as atividades desenvolvidas em 10 núcleos nomeadamente, Museu de Portimão, Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, Quinta PedagógicaTEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Área Desportiva da Praia da Rocha, Clube Naval de Portimão, Clube de Ténis Portimão e Rocha, EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco (Portimão), EB 2,3 D. João II (Alvor) e EB 2,3 José Sobral (Mexilhoeira Grande).

As vagas são limitadas a 100 participantes  por semana ditribuidos, em grupos de 10 participantes, pelos diferentes núcleos. As inscrições estarão abertas a partir de 22 de junho, deverão ser feitas exclusivamente on-line no site do Município de Portimão, em www.cm-portimao.pt e têm um cutsto de 15 euros semanal.

O projeto “Férias de Verão Portimão 2020”, possui uma elevada importância do ponto de vista educacional, social, cultural e desportivo, pois cada ação é pensada dentro de uma ocupação salutar dos tempos livres das crianças e visa proprcionar uma experiência pedagógica, lúdica e enriquecedora, durante a qual os monitores, com formação adequada, garantirão a qualidade do serviço prestado.

PROPOSTAS PARA TODOS OS GOSTOS

No núcleo do Museu de Portimão, a Oficina Educativa é dirigida a crianças dos 6 aos 12 anos e propõe a exploração e pesquisa sobre figuras locais que se distinguiram em diversas áreas, sob a temática “À descoberta das figuras históricas portimonenses”.

Já no núcleo da Quinta Pedagógica, o programa oferece um atrativo conjunto de iniciativas que privilegiará ateliês temáticos e atividades no meio da natureza, sempre em contacto com os animais daquele espaço rural em plena cidade, onde também vai ser possível praticar diversos ofícios tradicionais, em simultâneo com a educação alimentar e ambiental e destina-se também a crianças dos 6 aos 12 anos.

No  núcleo do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, as atividades vão focar-se no tema “Expressão dramática na educação da criança” e pretendem proporcionar às crianças, dos 6 aos 12 anos, a oportunidade de contactarem a arte dramática, através de fórmulas divertidas e criativas, aproveitando as faculdades naturais de cada um.

Por sua vez, o núbleo da Biblioteca Manuel Teixeira Gomes propõe sete histórias, uma por semana, a partir das quais se desenvolvem diferentes oficinas/atividades de leitura, teatro, dança, pintura, marionetas, reciclagem, moldagem, dobragem e jogos, entre outras propostas também para crianças dos 6 aos 12 anos.

No que concerne às Férias Ativas, o projeto decorre em 6 núcleos distintos, nomeadamente núcleos escolares, com atividades para crianças dos 6 aos 12 anos e núcleos da Área Desportiva da Praia da Rocha, Clube Naval de Portimão e Clube de Ténis Portimão e Rocha, com atvidades dirigidas para os mais crescidos - 9 aos 12 anos.

As Férias Ativas permitirão às crianças experimentarem algumas modalidades desportivas e lúdico-pedagógicas, sendo possível a prática de ténis, surf, body-board, vela, canoagem, dança, jogos de água, jogos de desenvolvimento das capacidades física e motora, além de uma oficina de expressões, entre outros desafios.

Colaboram neste projeto municipal a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, o Clube de Ténis Portimão e Rocha, o Clube Naval de Portimão, o Portimão Surf Clube e o TIPO – Teatro Infantil de Portimão, sendo parceiros os Agrupamentos de Escolas da Bemposta e Poeta António Aleixo.

Mais informações sobre as Férias de Verão encontram-se disponíveis no site oficial do Município de Portimão, em www.cm-portimao.pt. Informações adicionais podem ser solicitadas através do telefone 282  470  813 ou do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

INSCRIÇÕES AQUI

 

0
0
0
s2sdefault