Portimão assinala Dia Mundial dos Avós com conferência on-line a cargo de Júlio Machado Vaz

16.07.2020

O Município de Portimão associa-se às comemorações do Dia Mundial dos Avós, que se assinala a 26 de julho, através da conferência on-line “Avós e Netos – Gerir Emoções”, com a participação do psiquiatra Júlio Machado Vaz e marcada para as 21h00 de 27 de julho, via Plataforma Zoom.

Doutorado em Psicologia Médica, Júlio Machado Vaz é reconhecido pelo seu trabalho, em particular no que concerne a temáticas relacionadas com os afetos e a sexologia. A sua obra é vasta, destacando-se os livros “O Sexo dos Anjos”, “O Fio Invisível”, “Estes Difíceis Amores”, “O Amor é”, ou “Era uma vez um Professor”, entre outros.

Nesta conferência, as emoções, os afetos, a família e o distanciamento social serão temas de conversa entre Júlio Machado Vaz e os participantes, num momento em que a Covid-19 alterou o modo como nos relacionamos, afetando de forma mais significativa os seniores, que se sentem mais isolados.

E é neste sentido que a comemoração do Dia Mundial dos Avós no concelho ganha este ano um relevo maior e, naturalmente, uma redobrada atenção. Tendo como ponto de partida a conversa com um dos mais conceituados psiquiatras do país, a Câmara de Portimão, num gesto de acolhimento, fará chegar, pelas mãos de voluntários, uma lembrança aos seniores dos Centros de Convívio Sénior e Centros Comunitários do Município.

É curioso lembrar que a efeméride tem origem portuguesa, pois foi uma senhora chamada Ana Elisa Couto (1926-2007), conhecida como Dona Aninhas, que reivindicou a instituição de uma data que valorizasse a figura dos avós.

Natural de Penafiel e avó de seis netos, tentou durante quase 20 anos que a data fosse reconhecida, tendo escolhido para a celebração o dia de Santa Ana e São Joaquim, que se assinala a 26 de julho, sendo esta efeméride celebrada através de eventos e atividades que demonstrem o carinho e apreço que temos pelos nossos avós.

As inscrições para a conferência on-line deverão ser efetuadas até à meia-noite de 26 de julho, AQUI

 

0
0
0
s2sdefault