Portimão celebra Outubro Rosa estimulando a autoestima da doente oncológica

22.10.2020

Por ocasião do Outubro Rosa, o Município de Portimão convida a uma reflexão sobre a autoestima e autoimagem das doentes oncológicas através da dinamização de um workshop e de uma webinar, que terão lugar no próximo dia 29.

Intitulado “Um dia de Onncovida”, o workshop contará com a participação de Rafaela Mendes, decorrendo na sala de reuniões do Portimão Arena entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00. As inscrições são gratuitas, mas limitadas, devendo ser efetuadas para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O projeto Onncovida, criado por Rafaela Mendes, destina-se às mulheres com cancro da mama e oferece as ferramentas necessárias para melhorar o autoconhecimento, o amor próprio e a relação com o espelho, através da autoconsciência.

Na mesma data vai decorrer, a partir das 19h00, o webinar “Reconstrução da Identidade no Feminino” sobre a experiência de cancro da mama, o qual poderá ser acompanhado via plataforma zoom, contando com a presença de Rafaela Mendes (Onncovida), Sofia Abreu (Liga Portuguesa Contra o Cancro), Inês Amorim (Associação Oncológica do Algarve) e da professora de terapias holísticas Joana Felizardo. As inscrições também devem ser efetuadas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE

O Outubro Rosa nasceu há três décadas nos Estados Unidos da América, tendo o símbolo “laço rosa” sido assumido na 1ª Corrida pela Cura, dinamizada pela Fundação “Susan G. Komen for the cure”, que teve lugar em 1990.

Assinalado por todo o mundo, o Outubro Rosa é uma campanha de consciencialização cujo principal objetivo é alertar a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cancros da mama e do colo do útero.

São regras fundamentais para as mulheres conhecer o seu corpo, olhar-se ao espelho e saber reconhecer as alterações que podem ocorrer, de forma a detetar qualquer mudança o mais prematuramente possível.