StartUp Portimão acaba de ser distinguida nos European Enterprise Promotion

27.10.2020

A Startup Portimão foi uma das vencedoras dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), iniciativa da Comissão Europeia que pretende distinguir as melhores práticas de promoção de empreendedorismo.

A incubadora do Município de Portimão ficou em segundo lugar na categoria de desenvolvimento do ambiente empresarial, com o projeto Portugal Site Selection, tendo a competição nacional destes prémios sido coordenada pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.

A categoria em causa reconhece as políticas inovadoras a nível nacional, regional ou local que promovem a criação e o desenvolvimento empresarial, simplificam os procedimentos legislativos e administrativos das empresas e implementam o princípio “Pensar primeiro em pequena escala”, dirigindo-se a pequenas e médias empresas.

A vereadora Teresa Mendes representou o Município de Portimão na cerimónia de entrega das distinções, realizada ontem, 26 de outubro, onde também marcou presença o secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves. Na ocasião também foram premiados projetos relativos às restantes categorias a concurso: promoção do espírito do empreendedorismo; investimento nas competências empreendedoras; apoio à internacionalização das empresas; apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos; e empreendedorismo responsável e inclusivo.

Projeto municipal com pouco mais de três anos, a StarUp Portimão surgiu do objetivo de promover o empreendedorismo e a inovação no concelho, criar empregos e fixar pessoas no território, proporcionando o ambiente e serviços essenciais ao desenvolvimento empresarial. O caráter internacional do Autódromo do Algarve, onde está localizada, permite a proximidade a grandes marcas e ‘clusters’ de potenciais clientes.

“Esta distinção é resultado do fortalecimento de um ecossistema empreendedor que estamos a criar através de programas nas escolas, formação dos técnicos dos municípios e uma atividade que integra as organizações e os empresários locais”, afirmou na cerimónia Luís Matos Martins, responsável pelos Territórios Criativos, a empresa de consultadoria e apoio ao empreendedorismo, parceira da StartUp de Portimão, em conjunto com a GEN Portugal.

BUSCA CONSTANTE DE ALTERNATIVAS

Durante a cerimónia foi reforçado o facto de o investimento no tecido económico do Algarve ser particularmente importante na atualidade, para combater a crise da covid-19, pelo que é importante a busca de alternativas. Em paralelo, a StartUp de Portimão tem procurado soluções que possam ser úteis para o turismo e que ajudem as empresas locais e regionais a construir ofertas que sejam mais competitivas no mercado europeu e global.

A StartUp Portimão conta atualmente com 20 empresas nas suas instalações, sendo cinco delas de empreendedores estrangeiros. Nos últimos três anos tem feito uma interação efetiva e consistente com os empresários locais, através da organização de encontros estratégicos com ‘players’ das várias áreas do tecido económico algarvio.

Um dos principais objetivos da incubadora para o próximo ano será a captação de mais empresas estrangeiras para Portimão, nomeadamente ligadas ao setor automóvel, tirando partido do potencial gerado pela proximidade com o Autódromo Internacional do Algarve.