Rosa do Mundo traz concertos, palestras e sessões pedagógicas dedicados à música antiga a locais históricos de Portimão.

26.05.2021 

A edição 2021 do “Rosa do Mundo - Música Antiga em Portimão” inclui na sua programação três concertos de música antiga, duas sessões didáticas nas escolas do concelho e duas palestras temáticas alusivas à programação musical apresentada. 

 O primeiro concerto, que terá lugar na Igreja Matriz de Alvor, este sábado, dia 29 de maio às 19h00, será protagonizado pelo agrupamento algarvio PROJECTO ARMILAR que traz um programa virtuoso e exuberante, inteiramente dedicado a cantatas do barroco tardio para soprano, flauta de bisel e baixo contínuo. Terá como solistas a soprano Catarina Carvalho, e Ana Figueiras nas flautas de bisel.

No dia 05 de junho, às 19h00 na Igreja do Colégio em Portimão, será a vez do grupo vocal ENSEMBLE EQUALITER, que virá de Basileia (Suíça) até Portimão para apresentar um programa composto por polifonia franco-flamenga, numa alusão ao contexto musical vivido no tempo de Josquin des Prez.

O terceiro e último concerto do festival consiste na apresentação do programa II de uma série de dois programas dedicados às sonatas de Johann Sebastian Bach pelo agrupamento CONTÁGIO BARROCO. Filipa Oliveira, flautas de bisel, e João Paulo Janeiro, cravo, irão apresentar-se na Igreja Matriz de Mexilhoeira Grande, no dia 12 de junho, às 19h00.

Como complemento à oferta artística do festival, encontra-se programada a realização de duas palestras, as quais ocorrerão 30 minutos antes do início dos concertos que terão lugar na Igreja do Colégio e na Igreja de Mexilhoeira Grande.

A primeira palestra, no dia 05 de junho às 18h30, intitulada “A música no tempo de Josquin des Prez” será conduzida pelo maestro António Alves Pereira e no dia 12 de junho, no mesmo horário, será a vez do professor, músico e investigador João Paulo Janeiro nos falar sobre “A música de câmara de Johann Sebastian Bach”.

Na sua primeira edição, o festival adquire também um carácter didático, uma vez que pretende sensibilizar e cativar o interesse de jovens estudantes de música para a música antiga e para as práticas de execução históricas.

Assim, serão realizadas duas sessões didáticas, direcionadas para crianças que se encontrem a frequentar o ensino básico, onde estas poderão conhecer melhor o violoncelo barroco e aquilo que o diferencia do violoncelo moderno, descobrir os sons secretos do cravo e desvendar a versatilidade da flauta de bisel.

O acesso aos concertos e palestras é gratuito e aberto ao público geral, contudo, uma vez que os lugares são bastante limitados, poderá ser efetuada reserva prévia para os seguintes contactos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 914406015.

“Rosa do Mundo - Música Antiga em Portimão” é um projeto de difusão da Música Antiga, numa colaboração entre a MAAC - Música Antiga Associação Cultural e a Academia de Música de Portimão / Grupo Coral Adágio, com a direção artística de Filipa Oliveira e o apoio do Município de Portimão, que pretende contribuir para a dinamização e diversificação da oferta cultural do concelho de Portimão e para a valorização dos seus espaços históricos, através da difusão dos grandes repertórios musicais dos períodos Renascentista e Barroco.