Portimão assinala Dia Mundial da Criança com fábula musical, contos e atividade física

31.05.2021

Presidente da Câmara, Isilda Gomes, visita novos parques infantis nos Três Bicos e nas Sesmarias.

O Dia da Criança, que se festeja esta terça-feira, 1 de junho, será marcado em Portimão por algumas propostas carinhosamente dirigidas a um público muito especial, no respeito pelas normas de comportamento sanitário atualmente em vigor.

É o caso do espetáculo “Os Músicos de Bremen”, pelos alunos do Curso Profissional de Interpretação Ator/Atriz e do Curso de Instrumentista de Cordas e de Tecla da Escola da Bemposta, a levar ao palco do Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão no dia 1 de junho, num espetáculo dirigido a crianças a partir dos 6 anos e marcado para as 19h00.

Esta fábula musical, recolhida da tradição popular e editada em 1812 pelos irmãos Grimm, conta a história de quatro animais domésticos que, depois de uma vida inteira de trabalho, são maltratados por seus donos. Decidem fugir para a cidade de Bremen e seguir a carreira de músicos.

Ao contrário do que o título do conto faz supor, as personagens nunca chegam a Bremen, uma vez que, durante o percurso, conseguem assustar e afugentar um bando de ladrões, apossando-se do produto dos seus roubos e instalando-se definitivamente na cabana antes ocupada pelos malfeitores.

A entrada para o espetáculo é livre, mas sujeita a levantamento prévio do respetivo ingresso na bilheteira do TEMPO.

Novos parques infantis nas freguesias de Portimão e Alvor

Pelas 14h30, a presidente do Município de Portimão, Isilda Gomes, vai visitar os novos parques infantis das Sesmarias e dos Três Bicos, respetivamente construídos pelas Juntas de Freguesias de Alvor e de Portimão mediante investimento camarário de 100 mil euros, firmado em contrato programa estabelecido entre as entidades envolvidas, com o investimento de 50 mil euros por cada parque.

Se, no caso dos Três Bicos, este equipamento destinado aos mais pequenos já se encontra pronto a ser utilizado, aguardando apenas o levantamento gradual das atuais medidas de confinamento, relativas à Covid-19, ultimam-se os trabalhos finais no parque infantil das Sesmarias.

A propósito, merece referência o facto de se ter iniciado na passada semana a construção do Parque Infantil dos Montes de Alvor, localizado junto ao Jardim de Infância daquela localidade.

Sessão de contos na ala pediátrica do Hospital de Portimão

Por sua vez, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes foi convidada pelo Setor Educativo do Centro Hospitalar Universitário do Algarve para dinamizar uma sessão de contos destinada às crianças internadas na ala pediátrica do Hospital do Barlavento.

Também merece destaque a atividade física que vai ter lugar no Jardim de Infância da Pedra Mourinha, composta por uma aula especial de exercícios conjugados com música dirigida a três turmas, ministrada pela professora Liliana Recatia, que integra as classes municipais do Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão.

Por fim, é de registar que todas as crianças do ensino público no pré-escolar e no 1º ciclo do concelho vão receber amanhã uma lembrança, entregue pela Câmara Municipal de Portimão.