Idosos que vivem sozinhos passam a estar mais protegidos e seguros com tecnologia ‘made in Portimão’

16.08.2021

Sistema de teleassistência click2care vai ser oferecido a 30 seniores, prevendo-se a disponibilização de mais unidades, conforme as necessidades assinaladas pelos serviços da Unidade de Saúde e Cidadania da Câmara Municipal de Portimão.

A Câmara Municipal de Portimão está a proceder à entrega gratuita de 30 aparelhos de teleassistência, pelo sistema click2care, a idosos que foram sinalizados pelos serviços da Unidade de Saúde e Cidadania da autarquia por viverem em situação de isolamento e sem rede de apoio, dispondo de parcos rendimentos económicos, estando este grupo a ser acompanhado nos bairros sociais, nos centros comunitários e centros de convívio sénior do Município de Portimão e no GAPI – Grupo de Apoio à Pessoa Idosa.

Segundo Teresa Mendes, vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde na Câmara de Portimão, “é essencial o apoio que se deve dar a estas pessoas, que normalmente vivem sozinhas em casa, muito por força da vida agitada que os familiares têm, o que impede o amparo necessário. Portanto, este sistema de teleassistência passa a ser uma grande mais-valia em situações de emergência, possibilitando-lhes maior proximidade e um sentimento de segurança.”

Na ótica da responsável autárquica, que procedeu à entrega presencial de alguns equipamentos, “é imperioso que os nossos idosos possam recorrer a uma ajuda rápida sempre que lhes aconteça alguma coisa enquanto estão sozinhos, e para isso estabelecemos uma parceria com a empresa Tecnologias Imaginadas, que cresceu na StartUp Portimão.”

“O Município de Portimão assume na totalidade os custos inerentes a este serviço de grande utilidade para os 30 seniores abrangidos nesta primeira fase, tendo sido para já celebrado um contrato de 24 meses. Consideramos que a verba envolvida (13.702,80 euros) não é de forma alguma uma despesa, mas sim um investimento, porque este apoio de retaguarda vem dar a resposta social adequada a uma lacuna que se fazia sentir”, sublinha Teresa Mendes.

Nesse sentido, a autarca deixa a garantia: “Neste momento, ficam contempladas as situações previamente detetadas pelos serviços sociais da autarquia, mas assim que sejam sinalizados novos casos iremos, com certeza, adquirir mais aparelhos, pois achamos crucial esta resposta - um minuto a mais, ou a menos, pode fazer toda a diferença para a vida das pessoas abrangidas.”

Ao receber o seu aparelho click2care, uma senhora de 87 anos expressou um misto de satisfação e alívio: “Tenho esperanças que vai ser uma grande ajuda para a minha solidão. Agora sei que, se acontecer alguma coisa e não puder chegar ao telefone, posso usar isto, pois haverá alguém a olhar por mim.”

Segurança e apoio emocional à distância de um ‘click’

O sistema click2care, cuja plataforma de apoio foi desenvolvida em 90 por cento na StartUp Portimão pela empresa Tecnologias Imaginadas, permite acompanhar os idosos no seu próprio domicílio ou em qualquer outro lugar, proporcionando um envelhecimento ativo e saudável, de uma forma preventiva.

Com um simples ‘click’, o utente pode estabelecer uma chamada telefónica em alta-voz, enquanto é enviada para a plataforma click2care a sua localização geográfica. A partir desse gesto, a equipa que atende terá imediata informação do posicionamento do utente e de todos os dados antecipadamente carregados na sua ficha, em especial ao nível dos parâmetros da saúde. Em caso de queda, o dispositivo realiza automaticamente uma chamada, o mesmo sucedendo - através de ‘geofencing’ - caso o utente saia de uma área previamente definida.

A plataforma está disponível para a Câmara Municipal Portimão e para instituições, familiares ou cuidadores que se identifiquem como parte integrante deste projeto, definindo vários perfis de acesso e assegurando a privacidades de toda a informação.

É também garantido um serviço de SOS e o despacho de meios de socorro em emergências, prestado por profissionais de saúde especializados e com formação específica em teleassistência e triagem.

O aparelho, de fácil manuseamento, apenas tem um botão, é leve, resistente à água e possui um áudio de elevada qualidade, bem como uma bateria cuja autonomia ultrapassa as 120 horas.

Projeto cresceu na StartUp Portimão

O responsável pela empresa Tecnologias Imaginadas, Luís Silva, realça o facto de que, “através deste sistema, cuja operacionalidade já foi sobejamente testada, será possível reduzir o tempo de resposta dos meios de assistência em mais de 90 por cento das situações de emergência, possibilitando igualmente o acompanhamento emocional para quem sofre de solidão, ansiedade ou depressão, o que ajudará a colmatar uma necessidade sentida por quem presta serviços geriátricos e de apoio social.”

Sobre os motivos que levaram a Tecnologias Imaginadas, sediada em Almada, a abrir representação na StartUp Portimão, Luís Silva revela ter uma forte ligação pessoal a este concelho, onde passava as férias grandes durante a sua infância. Casado com uma portimonense, o empresário mora em Portimão há cerca de dez anos.

“A StartUp Portimão possui as condições ideais para expandir este projeto e foi com especial agrado que aqui criámos uma pequena equipa, proporcionando trabalho a dois colaborares locais. Esta incubadora municipal permite-nos desfrutar a ligação ao meio académico e ao meio empresarial e estamos muito satisfeitos com esta sinergia”, esclarece o empreendedor.

“Uma das principais razões que levaram a empresa a implantar o sistema click2care nesta região foi o facto de haver muitas pessoas fora do centro urbano, em áreas mais distantes, nas quais o auxílio não é imediato, visto não existirem pessoas por perto para auxiliar os idosos que moram sozinhos”, conclui Luís Silva.