Plataforma Cidade Social atribui Certificação da Qualidade ao Programa Exercício e Saúde

28.09.2021

A plataforma on-line Cidade Social atribuiu a Certificação da Qualidade ao Exercício e Saúde, programa comunitário promovido pela Câmara Municipal de Portimão desde 2002 e vocacionado para estimular nos munícipes com idade igual ou superior a 60 anos a prática de exercício físico regular.

Esta distinção, outorgada no âmbito dos Municípios Amigos do Desporto 2021, resulta da aposta da Câmara de Portimão em assegurar a participação de idosos em programas de exercício físico regular, nas vertentes aeróbia e de força, o que proporciona a criação e o desenvolvimento de adaptações favoráveis que contribuem para um envelhecimento saudável.

Nesta terça-feira, 28 de setembro, data em que se assinala o Dia Sénior, integrado na Semana Europeia do Desporto, merece destaque o Programa Exercício e Saúde, um dos pilares da estratégia de promoção da atividade física do Município de Portimão.

Dirigido à população sénior e idosa do concelho, o programa decorre nas freguesias de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, através de um conjunto de atividades regulares e outras de caráter pontual, em diferentes tipos de instalações desportivas (Pavilhão Desportivo da Boavista, Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, Complexos Desportivos de Alvor e da Mexilhoeira Grande), com o acompanhamento de um conjunto alargado de técnicos qualificados.

Nas últimas quatro temporadas, o Exercício e Saúde tem conhecido um aumento sustentado da procura, com ressalva para a época desportiva 2020/2021, cujos números foram bastante afetados pela Covid-19, o que também se refletiu na época em curso. Assim, o Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão teve o seguinte movimento: época desportiva 2017/2018 – 204 inscritos; 2018/2019 - 218 inscritos; 2019/2020 - 247 inscritos (até janeiro de 2020); 2020/2021 - 140 inscritos.

Quanto ao Complexo Desportivo de Alvor, o movimento foi o seguinte: época desportiva 2017/2018 - 283 inscritos; 2018/2019 - 297 inscritos; 2019/2020 - 300 inscritos (até janeiro de 2020); 2020/2021 - 100 inscritos.

Por sua vez, o Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande registou o seguinte movimento: época desportiva 2017/2018 - 25 inscritos; 2018/2019 - 22 inscritos; 2019/2020 - 27 inscritos (até janeiro de 2020); 2020/2021 - 17 inscritos.

Inaugurado no final de 2019, o Pavilhão Desportivo da Boavista apenas começou a operar na época desportiva 2020/2021, com uma turma e 10 inscritos.

O Projeto Exercício e Saúde proporciona aos seus inscritos os seguintes descontos na mensalidade: 25 por cento para participantes com idade entre os 55 e os 65 anos e para aqueles que participem em mais que uma classe, sendo a redução aplicada ao valor da tarifa mais baixa; 50 por cento para os participantes com idade igual ou superior a 65 anos; e 80 por cento para portadores do Cartão Municipal Sénior.

Diminuição dos fatores de risco

Os seus objetivos são orientados para a componente física, além do aumento da aptidão cardiovascular e dos níveis de força e resistência muscular, mantendo ou atenuando a perda de flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio, no sentido de diminuir os fatores de risco atribuíveis ao desuso e ao envelhecimento.

Em complemento, pretende aumentar a interação social, diminuir o isolamento e reativar os níveis de independência e autonomia, assim como proporcionar uma melhor ocupação dos tempos livres e promover, de forma geral, o bem-estar.

Aos participantes são disponibilizadas as seguintes atividades: avaliação da aptidão física e funcional; prescrição da atividade física; acompanhamento e orientação da atividade física; ginástica de manutenção/aeróbica, gerontomotricidade, pilates, yoga, marcha corrida, hidroginástica e hidroterapia, caminhadas e atividades pontuais (aulas temáticas, jogo, intercâmbios, olimpíadas, saraus, palestras e gala final).

Trata-se de um programa dinâmico e de referência na comunidade pela sua conduta ética, capaz de desenvolver mobilizar a população a quem se dirige, de envolver os seniores nos hábitos e atividades promovidas, abrangendo os aspetos cognitivos, motores, sociais e afetivos dos participantes.

As atividades pontuais, como dias temáticos ou ações de intercâmbio com outros programas seniores de concelhos limítrofes, como Lagoa, Monchique, Silves e Lagos (Olimpíadas Sénior), são diversas ao longo do ano, assinalando efemérides como o Dia Mundial do Coração, o Dia Mundial do Idoso, o Dia Mundial da Obesidade, o Dia do Sorriso, o Dia Internacional do Brincar, o Dia Mundial do Ambiente, o Dia da Criança, o Carnaval e o Natal, entre muitos outros.

São igualmente realizadas palestras, colóquios e simpósios, muitas vezes com caráter técnico, no sentido da sensibilização da população idosa para os temas da atualidade e relacionados com a saúde, a doença e a sua relação com o exercício e a qualidade de vida.

As inscrições relativas ao Exercício e Saúde decorrem por norma a partir da segunda quinzena de setembro, funcionando o programa em três fases: a primeira da última semana de setembro até ao Natal; a segunda do início de janeiro até à Pascoa; e a última da Páscoa até ao final de junho de cada ano.

Quanto à Cidade Social, disponibiliza informações e boas práticas para aumentar o valor da intervenção dos municípios portugueses nas áreas do desporto, juventude e educação, elencando e organizando soluções de intervenção e formando os gestores municipais e seus colaboradores nessas três áreas.