Município de Portimão apoia três associações de defesa dos animais com 35 mil euros destinados à esterilização de cães e gatos de rua

02.11.2021

Como vem sendo prática nos últimos anos, o Município de Portimão destinou um total 35 mil euros para apoiar o trabalho de esterilização de cães e gatos que está a ser feito no concelho por três associações de defesa dos animais.

Para o efeito foram estabelecidos protocolos de colaboração entre a autarquia e a AACP - Associação Amigos do Canil de Portimão (15 mil euros), a ADAP - Associação de Defesa de Animais de Portimão (10 mil euros) e a APAA – Associação de Proteção do Animal do Algarve (10 mil euros).

Esta estratégia autárquica surge do reconhecimento do esforço desenvolvido por aquelas associações ao nível do interesse público, designadamente no que toca à promoção de campanhas de sensibilização e do incentivo à esterilização, visando reduzir o excesso de animais errantes e, assim, contribuir para a salvaguarda da saúde e da qualidade ambiental das populações.

No que toca à AACP, a verba protocolada destina-se a apoiar o programa de atividades desta associação no domínio de esterilização de animais do Canil Municipal e na prestação de cuidados de saúde aos animais do canil que não possam ser feitos no local, bem como na promoção de campanhas de esterilização de cães e gatos de rua.

O apoio monetário destinado à ADAP destina-se à esterilização de animais de rua e à prestação de cuidados veterinários urgentes, promovendo também esta associação campanhas de sensibilização e incentivo à esterilização, como forma de reduzir o excesso de animais errantes.

Por fim, o acordo de colaboração com a APAA relaciona-se igualmente com a esterilização de animais de rua e a promoção de campanhas de sensibilização e incentivo à esterilização junto da comunidade local.