Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes criou ‘Our Speaker’s Corner’ no Dia Mundial da Filosofia e da Liberdade de Expressão

19.11.2021

No Dia Mundial da Filosofia e da Liberdade de Expressão, que se assinalou a 18 de novembro, a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, localizada em Portimão, inaugurou o espaço ‘Our Speaker’s Corner’, por iniciativa da turma de Artes 11º S que congregou a comunidade educativa.

O desafio foi colocado numa aula de Filosofia ministrada pelo professor Carlos Café e começou a ganhar forma sob inspiração do mítico Speaker’s Corner do londrino Hyde Park, com o objetivo de criar um espaço nos jardins da escola que simbolize o livre pensamento e estimule a liberdade de expressão, o exercício da cidadania e a promoção da inclusão social.

Com base nos valores do Speaker’s Corner da capital inglesa, onde desde 1872 os londrinos podem exprimir livremente as opiniões e fazer críticas, desde que não toquem em solo britânico, o espaço agora criado pela escola secundária portimonense está vocacionado para debates informais e espontâneos, aulas ao ar livre ou quaisquer outras atividades (educativas, artísticas ou lúdicas) que os membros da comunidade escolar decidam fazer.

Além disso, a zona de jardim onde está implantado passa a ser o ‘Canteiro das Artes’, que será intervencionado com as plantas, flores e esculturas que os alunos e as alunas de Artes decidirem colocar.

Incentivo à dinâmica pedagógica

Segundo os jovens estudantes que deitaram mãos à iniciativa, este é o primeiro de vários equipamentos de exterior idealizados e construídos pela comunidade escolar da Secundária Manuel Teixeira Gomes, como contributo para a requalificação dos jardins do estabelecimento de ensino e incentivo à utilização dos espaços exteriores nas dinâmicas pedagógicas do agrupamento.

Nesse sentido, foi constituído um estrado em madeira com rampa acessível, um painel em madeira com a identificação do projeto e um conjunto de pequenos bancos para ouvintes com dificuldades de locomoção, quase tudo feito com materiais usados e obtidos junto da comunidade educativa, nomeadamente os encarregados de educação.

Os pequenos bancos foram pintados de modo a incluírem no seu conjunto as diferentes cores do arco-íris, como símbolo da defesa da não discriminação por razões de orientação sexual.

A conceção e produção dos equipamentos é da responsabilidade do 11.º S e no projeto estiveram envolvidos encarregados de educação, os grupos de Filosofia e de Artes Visuais e a direção do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes.

“Grande impacto na comunidade escolar”

Para a jovem estudante Ana Tomé, uma das principais entusiastas do ‘Our Speaker’s Corner’, “enquanto alunos, achamos que este é um projeto bastante importante e de grande impacto na comunidade escolar, pois representa uma maneira extremamente inovadora de nos ‘livrarmos’ dos métodos tradicionais de avaliação, como os testes e as apresentações orais, e uma excelente forma de promover, não só a liberdade de expressão, como também a partilha de informações, ideias e a realização de várias ações.”

No seu ponto de vista, “podemos deixar a nossa marca, enquanto turma, na escola, e aproximar todos os alunos, expressando-nos criativamente e desenvolvendo a capacidade de entreajuda e trabalho em equipa, o que nos faz perceber que podemos fazer coisas incríveis, sem serem tão complicadas ou distantes como parecem.”