Ateliê para grandes e pequenos de novembro recorre ao livro “Nuvens na cabeça” para abordar as emoções

19.11.2021

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes convidou para o “Ateliê Grandes e Pequenos – Famílias” deste mês, marcado para as 16h00 de 27 de novembro, a psicóloga Susana Proença, que falará sobre o livro “Nuvens na cabeça”, no qual a autora Susana Amorim aborda as emoções sob o ponto de vista das crianças.

A escritora é psicóloga e partilha o seu dia-a-dia com crianças e jovens em contexto terapêutico e escolar, extraindo da experiência como psicoterapeuta a inspiração para os seus primeiros livros, que pretendem ser ferramentas de apoio para pais, técnicos e professores, facilitando a abordagem de várias temáticas sob um prisma lúdico e criativo, no sentido de promover a saúde emocional.

Em “Nuvens na cabeça”, publicado pela Editora Cercica, Susana Amorim conta a história de uma menina, a Eva, que descobriu como afastar as nuvens cinzentas e pesadas que teimavam em acompanhá-la para todo o lado, contando com ilustrações de Alexandra Agostinho da Silva.

Com pistas e atividades no final, o livro constitui uma ferramenta útil para serem trabalhados com as crianças os sentimentos do dia-a-dia, conforme sublinhará Susana Proença, psicóloga educacional desde 1996.

A convidada para o encontro de novembro desempenhou funções no Serviço de Psicologia e Orientação em escolas do ensino básico e secundário do Município de Portimão, sendo atualmente chefe de Unidade de Intervenção Socioeducativa na câmara local.

Os ateliês para grandes e pequenos, promovidos pela Biblioteca Municipal de Portimão no último sábado de cada mês, contam com a presença de um convidado especialista no tema proposto, predominantemente problemático, que o abordará com recurso a uma obra adequada, no sentido de sensibilizar o público-alvo para questões que afetam a comunidade.