Portimão assinala o Dia Mundial do Turismo com atividades para turistas e residentes

No próximo dia 27 de Setembro, e no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Turismo, a Associação Turismo de Portimão, com o apoio do Município de Portimão, promove um conjunto de iniciativas com participação gratuita, junto do público residente e visitante.

Às 10h00, são dinamizadas duas caminhadas de aproximadamente quatro quilómetros, por Portimão e Alvor, em percursos com paisagens imperdíveis. Os pontos de concentração e partida têm no Jardim 1º Dezembro e no Complexo Desportivo de Alvor, respetivamente, e não carecem de inscrição prévia.

Por sua vez, para os residentes e visitantes que procurem ‘mergulhar’ na história desta cidade piscatória, a partir das 10h30, é dinamizada uma visita ao centro histórico de Portimão, com partida do Posto de Turismo Municipal.

A Quinta Pedagógica de Portimão, espaço didático e recreativo que reúne um conjunto de atividades relacionadas com o quotidiano do mundo rural, também se associa a esta comemoração e, a partir das 11h00, dinamizará um atelier de culinária bem especial, de como fazer pão com chouriço, que será posteriormente cozido no forno de lenha deste equipamento e degustado.

Os interessados em participar no passeio pelo centro histórico ou neste atelier de culinária, deverão efetuar, até ao dia 26 de Setembro, uma inscrição prévia no Posto de Turismo Municipal, situado no edifício do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Largo 1.º de Dezembro, ou através do email: info@visitportimão.com ou telefone 282 402 487.

O Posto de Turismo Municipal abrirá, como habitualmente, para acolher os muitos visitantes que por esta altura escolhem Portimão como destino turístico à procura dos encantos do “verão de Outono” e, a partir das 15h00, e até às 17h00, recebe uma mostra e degustação de vinhos locais, em parceria com o produtor local “Herdade dos Pimentéis”.

Ainda durante o dia 27 de setembro, a entrada no Museu de Portimão será gratuita, funcionando este equipamento das 10h00 às 18h00 e, para os amantes da emoção e adrenalina, o Autódromo Internacional do Algarve oferece, neste dia, 25% de desconto em todos os alugueres individuais de karts, acima dos 5 minutos.

O Dia Mundial do Turismo é celebrado anualmente em todo o mundo desde 1980, por decisão da Organização Mundial do Turismo. A comemoração desta data visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico e social. É inquestionável o facto de o turismo representar um dos maiores sectores económicos do mundo desempenhado um papel essencial não só para progresso como também para a inclusão social. No Algarve é o principal motor da economia regional.

 

PROGRAMA

5ª-feira, 27 de Setembro

10h00
Caminhada/ Marcha Portimão 4km - Concentração: Jardim 1º Dezembro
Caminhada/Marcha Alvor 4km - Concentração: Complexo Desportivo de Alvor
Participação livre.

10h00-18h00
Entrada gratuita no Museu de Portimão (Exposição permanente e temporárias)

10h30
Visita Guiada ao Centro Histórico de Portimão (Máx. 20 pessoas. Inscrições até 26 de setembro, no Posto de Turismo de Portimão, ou através do Tel. (+351) 282 402 487 ou e-Mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

11h00
Atelier de culinária “Pão com Chouriço” – Local: Quinta Pedagógica de Portimão
(Inscrições até 26 de setembro, no Posto de Turismo de Portimão, ou através do Tel. (+351) 282 402 487 ou e-Mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

15h00-17h00
Degustação de Vinhos de Portimão pela Herdade dos Pimentéis, no Posto de Turismo de Portimão

 

Email

0
0
0
s2sdefault