Azulejos do Jardim 1º de Dezembro convidaram a uma viagem pela história!

No âmbito das comemorações do “Mês do Azulejo” o mês de Outubro de 2018 foi marcado por um conjunto de iniciativas que levaram miúdos e graúdos a descobrir a riqueza e a história que o grupo azulejar do Jardim 1º de dezembro encerra.

 Inserido em dez elementos de mobiliário urbano e canteiros existentes no Jardim 1º de dezembro, este valioso património remete para um importante período da história local - a transição administrativa em que a Vila de Portimão passa a cidade.

O Dr. Alexandre Pais, historiador e conservador do Museu Nacional do Azulejo e a Drª Susana Lainho, Conservadora-Restauradora na SELO foram os especialistas convidados a guiar os muitos interessados que quiseram saber mais sobre o tesouro que este Jardim encerra, sempre acompanhados pela equipa de conservação e restauro do Museu responsável pelo projeto de preservação do grupo azulejar deste espaço.
“Azulejos do Nosso Jardim” dinamizada pelo serviço educativo do Museu de Portimão levou também os mais pequenos, não só a fazer uma visita guiada ao Jardim, como a desenvolver a partir daí um pequeno painel utilizando técnicas tradicionais do séc. XIX.
Neste momento encontram-se em fase final os trabalhos de conservação e restauro dos azulejos do jardim 1º de Dezembro estando prevista a sua conclusão para o início do mês de fevereiro.

Email

0
0
0
s2sdefault