“Abril, mês da Saúde” sensibiliza para a temática da saúde e importância de uma alimentação saudável

 Sob o mote “Nutrição, Desporto e Saúde” e no ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto, o Município dinamiza durante o mês de abril várias atividades com vista a dar particular atenção à questão da saúde e, aumentar a literacia alimentar e nutricional da população para uma tomada de decisão cada vez mais consciente quanto a opções saudáveis na sua alimentação. 

O programa de atividades teve desde logo início com a realização da reunião intermunicipal da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis em Portimão, para além do vasto programa das comemorações do Dia Mundial da Atividade Atividade Física e promete continuar a marcar o mês com várias atividades.

No âmbito da parceria com a Associação de Alzeimer Portugal , através do Gabinete de Apoio às Demências de Portimão, têm desde já lotação esgotada as duas ações de formação agendadas para o dia 16 de abril, na sala de formação do Museu de Portimão, uma na área das Relações Interpessoais e cuidados ao cuidador” que terá lugar das 10h00 às 13h00, destinada à popuçação em geral e outra subordinada ao tema “Intervenção Social” especialmente dirigida a técnicos.
A “saúde mental” será também o tema do debate “Mente sã em corpo são” que será dinamizado pela Associação Teia d’Impulsos no próximo dia 18 de abril, pelas 18h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes.

Como um dos Municípios parceiros no projeto de Inovação Social “Prato Certo”, do Programa de Parcerias para o Impacto, no dia 17 de abril, na Casa Manuel Teixeira Gomes será dinamizada uma sessão “Faça as escolhas certas à mesa” que durante a manhã ( 10h00-13h00) irá dar a conhecer a plataforma e o kit Prato Certo, bem como os resultados e produtos da 1ª edição do projeto. A participação nesta ação é gratuita e aberta, não só às várias instituições que integram a rede social, como ao público em geral, mediante inscrição prévia através do seguinte link https://forms.gle/Ut6hB8vnqc4BTsBH6

No dia 27 de abril, a Quinta Pedagógica de Portimão será também palco de duas atividades especialmente vocacionadas para o público infantil. Na parte da manhã, pelas 11h00, crianças entre os 6 e os 12 anos são desafiadas a ser “ Agricultor por uma hora” através da realização de um Peddy Paper” com o mote “plantas na nossa mesa”. Enquanto que na parte da tarde, das 15h00 às 17h00 terá lugar uma “Festa de aniversário infantil sem açúcar” dinamizada pela Associação Flor Dente de Leão onde todas as crianças, entre os 4 e os 9 anos, estão convidadas a participar livremente, desde que acompanhadas por um adulto, mediante inscrição prévia obrigatória junto da Quinta Pedagógica (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 282 248 595).

Na Bibiloteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, no dia 27 de abril, pelas 18h30, será apresentado o livro “A cura pela alimentação alcalina” que reúne os conhecimentos do nutricionista Alexandre Fernandes e do Nutrichef Duarte Alves e explica os fundamentos da dieta (à base de frutas, vegetais e legumes), mostra como alcalinizar os alimentos e revela a lista dos mais adequados, apresenta um plano alimentar de 10 dias e dezenas de receitas de acompanhamentos, temperos, sopas, saladas, pratos principais, sobremesas e snacks.

Alguns alunos das escolas do concelho participaram ainda no início do mês num atelier muito especial inspirado pelo livro infantil “ A ovelha comilona” que sob a uma narrativa muito simples protagonizada por animais, dá conta das consequências negativas de uma alimentação pouco saudável combinada com a não prática de exercício físico.
Para além destas atividades, o Município de Portimão, no âmbito da programação da Cidade Europeia do Desporto irá ainda receber nos próximos dias 13 e 14 de abril, a Algarve-Fit- Feira de Desporto, Saúde e Bem-Estar onde os estilos de vida saudáveis e a importância do exercício físico vão estar em destaque. 

 

Email

0
0
0
s2sdefault