Município continua a avançar com o PARU- Plano de Ação de Regeneração Urbana de Portimão

28.04.2021

A par do investimento privado de obras de reabilitação na ARU- centro histórico de Portimão, o Município avança com o investimento público contratualizado no âmbito do PARU- Plano de Ação de Regeneração Urbana de Portimão, nomeadamente ao nível da requalificação do Jardim 1º de Dezembro e Loja da Reabilitação Urbana, bem como a requalificação do Largo e zona envolvente da Igreja Matriz de Portimão.

 

Concluídas as obras do Jardim 1º de Dezembro, a Loja da Reabilitação Urbana, que irá funcionar no edifício presente no gaveto entre a rua Dr. João Vitorino Mealha e o Largo 1º de Dezembro, encontra-se em fase de equipamento, por forma a entrar em funcionamento. Este edifício de estilo contemporâneo, apresentando uma decoração eclética nos seus dois pisos erigidos sob uma planta quadrangular está presente nas memórias mais antigas dos cidadãos portimonenses como Laboratório Municipal de Análises, havendo alusões às filas de leiteiros à porta que tinham de certificar o seu produto como apto, antes de o irem vender porta a porta. Mais tarde, no edifício foram desempenhadas as funções do serviço municipal de aferimento de pesos e medidas sendo posteriormente emprestado à Cruz Vermelha Portuguesa, que ali instalou o seu Posto de Socorro nº36.

O concurso de empreitada para a Requalificação do Largo e Zona Envolvente da Igreja Matriz encontra-se neste momento em fase de análise de propostas. Este é um projeto que vem não só reforçar a identidade do centro histórico como também eliminar um conjunto de barreiras físicas atualmente existentes nesta zona que limitam a acessibilidade pedonal, aspetos que a autarquia considera fundamentais para promover e qualificar a vivência do centro urbano.

 

 

Email