I Encontro de Saxofone do Algarve

Realiza-se nos próximos dias 19, 20 e 21 de maio o I Encontro de Saxofone do Algarve, que terá lugar na Escola EB 2,3 S/ da Bemposta.
A primeira edição deste encontro, que pretende reunir e celebrar a arte do Saxofone no Algarve, contará com a presença de dois saxofonistas convidados de excelência, ambos com um vasto currículo nacional e internacional – Guto Lucena, na área do Jazz e da Música Improvisada, e Rodrigo Lima, na área da Música Erudita e Contemporânea.

No decorrer destes três dias será, então, possível assistir a quatro concertos de saxofone com diferentes formações (na sexta-feira, 19 de maio, a partir das 21h30, o Duo 152 com Rodrigo Lima no saxofone e Zdenka Kosnarova no piano e os Luís Miguel Quarteto dão as boas-vindas ao Encontro e no sábado, 20 de maio, também a partir das 21h30, a noite é animada com Filipe Valentim a solo no saxofone, terminando com Guto Lucena no saxofone e Pablo Lapidusas no piano), e participar nas atividades preparadas e dinamizadas pelos dois saxofonistas convidados, Guto Lucena e Rodrigo Lima, nomeadamente duas masterclasses de saxofone: jazz e clássico, um workshop de improvisação para não-jazzistas, um workshop de improvisação jazzística, uma masterclass de Música de Câmara e, ainda, uma pequena reflexão sobre Métodos de Estudo, Técnicas de Aquecimento, Estratégias de Performance e Música Contemporânea.
À exceção das masterclasses de saxofone jazz e clássico, os concertos e todas as atividades previstas são abertas à participação de todo o tipo de instrumentistas, variando os valores de participação entre os 10 e os 30 euros.

Guto Lucena
Licenciado em Música pela Universidade de Campinas (UNICAMP) em 1999, em 2000 muda-se para Lisboa e nos 12 anos que aí viveu, teve contacto com muita música africana e com Jazz contemporâneo. Participou em diversos projetos musicais, programas de TV, workshops e masterclasses, tendo tocado com os grandes nomes da música em Portugal.
Em 2013 muda-se para Estocolmo, onde termina o Mestrado em Jazz Performance na Royal College of Music – KMH.
Recentemente lançou o seu primeiro CD a solo, “Gazzi”, tendo composto todo o material e gravado todos os sopros.
Guto Lucena já tocou com Ivan Lins, Mike Mainieri, Arild Andersen, David Murray, Ann-Sofi Söderqvis (ASJO Big Band), Svante Thuresson, Magnus Carlsson, Carmen Souza, Kristin Korb, Maria João e Mário Laginha, José Mário Branco, Herman José, Fausto, Ben Charest, Melissa Walker, Philip Hamilton, European Jazz Orchestra (EJO Big Band), Big Band do Hot Club de Portugal, entre muitos outros.

Rodrigo Lima
Licenciado em Saxofone pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) em 2008, em 2014 faz uma especialização em “Música para Saxofone do Século XXI” no Conservatório Superior de Música de Estrasburgo. Em 2015 termina os seus Mestrados, um em Performance e outro em Pedagogia, na ESML.
Rodrigo é Saxofone Solista na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana e tem colaborado com vários grupos e músicos em diferentes projetos como freelancer, entre eles a Banda Sinfónica do Porto, Quarteto de Saxofones Saxofinia, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Filarmónica de Estrasburgo, Quarteto de Saxofone de Estrasburgo, Tora Tora Big Band, Hot Club Big Band, Orquestra de Câmara Portuguesa, Quarteto de Saxofone Porto, Orquestra Clássica do Sul e Banda Sinfónica Portuguesa.
Desde 2009, Rodrigo tem colaborado com a pianista checa e compositora Zdenka Kosnarova, formando o “Duo 152” e realizando recitais composições originais e repertório específico para esta formação.

Consulte o programa dos CONCERTOS e WORKSHOPS E MASTERCLASSES.

Consulte o programa detalhado, mais informações e inscrições em saxsul.blogspot.pt ou através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O I Encontro de Saxofone do Algarve é uma organização da Escola EB 2,3 S/ da Bemposta, numa co-produção com a Contramaré - Associação Cultural de Portimão e o patrocínio da Casa da Tocha e da Câmara Municipal de Portimão.

Email

0
0
0
s2sdefault