IV Semana da Reabilitação Urbana é espaço para debate, exposições e animação urbana

De 11 a 13 de abril a IV Semana da Reabilitação Urbana dará a conhecer casos de sucesso, financiamentos e dinâmicas locais que refletem um novo impulso do sector e o seu papel na regeneração dos centros das cidades. 

No âmbito da Operação de Reabilitação Urbana da ARU-centro histórico de Portimão e consciente de que atualmente a reabilitação é um sector de atividade em alta, e constitui um novo impulso para a regeneração urbana dos centros das cidades, o Município de Portimão promove a IV Semana da Reabilitação Urbana que irá fazer do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão um espaço privilegiado de debate com a participação de especialistas locais e nacionais, bem como de exposição de trabalhos e animação urbana.

A sessão de abertura da IV Semana da Reabilitação Urbana está agendada para dia 11 de abril, pelas 14h45, e contará com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes e o Vice-Presidente, Joaquim Castelão Rodrigues que tem o pelouro da Reabilitação Urbana, bem como o Presidente da Comissão Diretiva da EG do IFRRU 2020. Abel Mascarenhas e a Presidente do IHRU- Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, Alexandra Gesta.

Sob o tema central desta primeira tarde- o “Enquadramento Legal e Instrumentos Financeiros e de Gestão do Território”, o debate terá início com a abordagem em especial sobre o “Enquadramento Regulamentar/Benefícios Fiscais e Financiamento à Reabilitação Urbana através do IFRRU” por parte do Presidente da Comissão Diretiva da EG do IFRRU 2020, seguindo-se a intervenção do Professor Doutor Paulo Dias, consultor do PDM de Portimão sobre “A Reabilitação Urbana na Revisão do PDM de Portimão” e a apresentação pública do Projeto de Requalificação do Largo Envolvente à Igreja Matriz de Portimão pelo arquiteto, Nuno Cruz da Câmara Municipal de Portimão. Esta será também a ocasião não só para conhecer as “Dinâmicas de Reabilitação: Lisboa Ocidental, SRU, apresentadas pela Arquiteta Margarida Bernardo Diretora de Gestão Urbanística Lisboa Ocidental, SRU como também o “Geoportal- o novo SIM- Sistema de Informação Municipal que será apresentado pela geógrafa da Câmara Municipal de Portimão, Catarina Tristão.

A tarde de dia 12 de abril, será dominada pelo debate sobre “Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável”, a partir das 14h45 desde logo com a apresentação de “Boas Práticas na Reabilitação das Construções” por parte do Eng. José Paulo Costa, da STAP- Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas, SA; e a importância da “ Eficiência Energética na Reabilitação de Edifícios” pelo Eng.João Raposo da empresa local, Âmago-Energia Inteligente, seguida da apresentação de “Materiais e Técnicas Construtivas no Diagnóstico e no Projeto” por parte de Carlos A. P. Martins, Professor de Engenharia Civil da Universidade do Algarve.

O Jardim 1º de dezembro irá merecer um olhar muito especial neste segundo dia IV Semana da Reabilitação Urbana, ocasião em que será apresentado o Plano de Plano de Trabalhos de Restauro do Conjunto Azulejar do Jardim 1º de Dezembro, por parte de Andreia Machado, Técnica Superior de Conservação e Restauro do Museu de Portimão e a Interpretação do Conjunto Azulejar deste jardim pelo arquiteto Alexandre Pais do Museu Nacional do Azulejo, que dará a conhecer a história e algumas curiosidades sobre estes painéis. Posteriormente está agendada uma visita à obra em curso no Jardim 1º de Dezembro.

A marcar o início e o final destas duas tardes de debates, terão lugar apresentações musicais pelos alunos do Conservatório de Música de Portimão – Joly Braga Santos.

Na noite de 13 de abril, pelas 21h30, a Contramaré, Associação Cultural de Portimão convida a população a participar no Espetáculo SICKONCE e embarcar numa viagem sonora de criação própria e ao vivo, com técnicas de sampling, sintetizadores rodeados de máquinas e Napoleão Mira, como convidado especial que irá enriquecer esta performance com a sua poesia. O espetáculo terá lugar na Blackbox do TEMPO, antecedido por uma projeção de fotografias sob a perspetiva aérea da urbe Portimonense da autoria de Bruno Fonseca- “ Portimão visto do céu”. O espetáculo tem entrada livre mas sujeita à lotação da sala.

Durante a IV edição da Semana da Reabilitação Urbana, haverá para além do espaço para o debate também lançar uma perspetiva diferente sobre Portimão, através das várias Exposições patentes no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão: Desenhar Portimão – trabalhos desenvolvidos no âmbito do Encontro Urban Sketchers Algarve em Portimão; Reabilitação de Cadeiras - trabalhos realizados pelos alunos do 10º e 11º ano de Expressão Plástica da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes; Pormenores de Portimão I e II - trabalhos em aguarela e tinta-da-china realizados pelos alunos do 11º ano e 12º ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes; Percursos de Arquitetura no ISMAT - trabalhos realizados pelos alunos de vários anos do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) e Intervenção na Malha Urbana Consolidada da Cidade de Portimão – Trabalhos realizados pelos alunos do 4ºano do Curso Mestrado Integrado em Arquitetura do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) - ano letivo 2017/2018

A IV Semana da Reabilitação Urbana é uma iniciativa integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana PARU, financiada pelo PO CRESC Algarve 2020 e conta ainda com o apoio institucional da Junta de Freguesia de Portimão, do ISMAT; Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes; Urban Sketchers Algarve; Ordem dos Engenheiros – região Sul; Universidade do Algarve; AMAL; IHRU- Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana; IFRRU- Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbana; Conservatório de Musica de Portimão- Joly Braga Santos e Ordem dos Arquitetos- secção regional Sul.

Ainda a nível de apoios, a esta iniciativa mereceu ainda o apoio da Delta Cafés; A Casa da Isabel; Amor às Fatias; Glória &Silvestre; ERA- Imobiliária Portimão/Rocha ; Garvetur; Mourinho Aluminio Windows; LEDS_GO; NEPELI e CIMPOR.

A participação na Semana da Reabilitação Urbana está aberta a todos os interessados e é de acesso livre.

Consulte o Programa detalhado aqui »»

 

 

Email

0
0
0
s2sdefault