Cerimónia de apresentação do DiVaM 2018

“Porque este património é de todos e porque sentimos que mais do que vale a pena, não percam as oportunidades de se envolverem emocionalmente nestes Bons Momentos” Alexandra Rodrigues Gonçalves, Diretora Regional de Cultura

“Património - Que Futuro?” é o tema central do programa cultural DiVaM 2018- Dinamização e Valorização dos Monumentos - , que será apresentado em cerimónia pública nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, no o sábado, dia 14 de abril, pelas 16 horas, numa organização conjunta da Direção Regional de Cultura do Algarve e Câmara Municipal de Portimão/ Museu Municipal de Portimão.

Esta é a 5ª edição do programa de dinamização e fruição cultural, desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Algarve desde 2014, que tem como principal objetivo promover uma dinâmica cultural nos monumentos e aproximar as comunidades do seu património.

Este ano o programa DiVaM conta com a parceria de 18 associações culturais, vários municípios algarvios - nomeadamente os municípios de Albufeira, Aljezur, Faro, Loulé, Portimão e Vila do Bispo – e outras entidades, oferecendo às comunidades, residentes e visitantes, um programa diversificado que integra música, artes performativas, cinema, atividades ao ar livre, oficinas, palestras, etc.

A cerimónia integra ainda a apresentação da reabilitação do Monumento Alcalar 9, dando a conhecer a sofisticação da arquitetura pré-histórica de um edifício funerário de Alcalar,  concluída a intervenção no terreno do “Projeto Alcalar”, iniciado há 20 anos, um projeto de investigação arqueológica programada e aplicada à gestão de recursos culturais, produzindo conhecimento sobre este assentamento pré-histórico e valorizando-o.

Nesse dia brindaremos todos com a cerveja artesanal “ALCALAR”, resultado de um processo de transferência de conhecimento e inovação, da cooperação entre os investigadores do Projeto Alcalar, com os seus estudos de paleoetnobotânica e de produção de solos, e os mestres cervejeiros da Quinta dos Avós.

Contactos: Direção Regional de Cultura do Algarve / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Telef. 289 896070

_________________________________________

Fortaleza de Sagres / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Telf. 282 620 140

 

Email

0
0
0
s2sdefault