Skip to main content

16º Aniversário do Museu de Portimão


Data: 17/05/2024 - 18/05/2024
Local: MUSEU DE PORTIMÃO
Horário: 18h00-22h00; 10h00-18h00
Preço: Gratuito

Ao longo deste mês de maio, o Museu de Portimão está a assinalar 16 anos de existência ao serviço da memória e identidade local com um conjunto de atividades, das quais se destacam “Um dia na Pré-História”, marcada para o dia 11, a já tradicional Corrida Fotográfica, uma “Sunset Party” com DJ, e uma projeção de imagens nas janelas do edifício do Museu.

No dia de aniversário, 17 de maio, pelas 18h00, o auditório do Museu de Portimão acolhe o lançamento do livro “Instantâneos do Passado”, de António Marreiros. Esta atividade integra a programação comemorativa do centenário da cidade de Portimão e deverá contar com a presença do autor, que, através da poesia, da fotografia e da pintura, tem registado o quotidiano da Mexilhoeira Grande, vila onde nasceu em janeiro de 1932.

Pelas 19h30, o Museu de Portimão partilhará, o bolo de aniversário “surpresa” com a população, seguido de uma “Sunset Party” com DJ no guindaste Marion 2, agendado para as 20h00 e acompanhado por uma projeção de luzes e imagens nas janelas do edifício.

No dia seguinte, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, a partir das 10h00 será dado o sinal de partida para a modalidade presencial da 24ª Corrida Fotográfica de Portimão, inspirada no centenário da elevação à categoria de cidade, ocorrida em 1924 por iniciativa do então Presidente da República, o ilustre portimonense Manuel Teixeira Gomes.

Sob o tema ”100 Anos de Cidade”, e evocando a relação de proximidade entre o distinto escritor e a terra natal, os participantes serão confrontados com seis pequenos excertos, retirados da sua obra literária, motivando outros tantos registos fotográficos, que deverão ser obrigatoriamente captados em Portimão.

O Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM e comemorado anualmente em 18 de maio, serve como uma plataforma global para promover o papel dos museus no intercâmbio e desenvolvimento cultural.

O tema deste ano será “Museus para a Educação e a Investigação” e, à semelhança dos anos transatos, as entradas serão gratuitas no Museu de Portimão e no Centro de Acolhimento e Interpretação dos Monumentos Megalíticos de Alcalar.

Inaugurado em 17 de maio de 2008, o Museu de Portimão tem cumprido a sua principal missão, ao assumir-se como um permanente observatório social e laboratório de ideias e de histórias, ponte cultural entre passado e futuro, e decisivo ponto de encontro para a descoberta, o conhecimento e a fruição do património local.