Laboratórios Musicais - Sopros
O Laboratório Musical de Sopros é um dos 3 laboratórios musicais, com orientação de Johannes Krieger, que procura experimentar os sons diferentes dos instrumentos da família dos sopros, sons fortes e sons baixinhos, sons graves e sons agudos, sons experimentais contemporâneos e músicas tradicionais, jogos com música a improvisar sons, mas também música composta e escrita. Os participantes são convidados a descobrir maneiras diferentes de tocar em grupo, numa banda grande ou num conjunto pequeno.
Orientação JOHANNES KRIEGER
Público-alvo: Músicos amadores e profissionais de instrumentos de sopros (sopros de madeira, sopros de metais e qualquer tipo de gaitas e/ou cornetins). Os participantes devem ter experiência básica no seu instrumento. Não é preciso saber ler partituras, mas quem sabe ler partituras também é muito bem-vindo.
Participação gratuita, mediante inscrição obrigatória: https://forms.gle/AVZgrM7Xi3y914LS7
Calendário de ensaios:
28 e 29 SET
19 e 20 OUT
02, 03, 16, 17 e 30 NOV
01, 07 e 08 DEZ
Horário (3h/sessão): Sáb . 10h00 às 13h00 e 15h00 às 18h00 | Dom . 10h00 às 13h00
Biografia Johannes Krieger
É trompetista, arranjador e compositor de projectos musicais de vários tipos de música, nomeadamente, música tradicional, música étnica, pop e jazz. É fundador da “Tora Tora Big Band” e “Chibanga Groove” e dirige a orquestra de jazz “Reunion Big Jazz Band” e o “Jungle Orchestra”. Ao longo da sua estadia em Portugal tem participado em projectos como Tito Paris, Vitorino, Danae & Os Novos Crioulos, Amélia Muge, Orquestra Todos, Orquestra de Jazz de Hot Clube, Mo ́Francesco e Yuri Daniel. Desde 2017, integra o projeto de dança “Bacantes” da coreógrafa Marlene Monteiro Freitas. Recentemente, participou nas peças "Paraíso", de Madalena Victorino; e "E se fizéssemos tudo outra vez" de Madalena Victorino e Giacomo Scalisi. Fez concertos em festivais e salas de concerto na Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Holanda, Suiça, Itália, Espanha, Grécia, Inglaterra, Malta, Suécia, Noruega, Polónia, Ucrânia, Tailândia, Malaysia, Brunei, Corea do Sul, Japão, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Botswana, Angola, Guinea-Bissau e Timor-Leste. É docente na Universidade de Évora nas disciplinas de Trompete-Jazz, Técnicas de Arranjo de Jazz e Teoria e Análise de Jazz.
O trabalho desenvolvido no âmbito destes LABORATÓRIOS MUSICAIS será apresentado em diferentes momentos da programação artística do Centenário da Cidade, nomeadamente nas Cerimónias de Enterro associadas ao projecto MUSEU DO TEMPO e nas Comemorações do Dia da Cidade de Portimão, a 11 de dezembro de 2024.
Programação artística: Lavrar o Mar - Cooperativa Cultural para a celebração do Centenário de Elevação de Portimão a Cidade (1924-2024), ao abrigo de uma parceira estabelecida com o Município de Portimão.