"Todas as cidades são (também) imaginárias" e dão mote a "Verão Azul"
Pelo quarto ano consecutivo, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes promove nos quatro sábados do mês de julho o ciclo de tertúlias literárias Verão Azul, que nesta edição incidirá sobre o tema "Todas as Cidades São (também) Cidades Imaginárias".
Inspirada no título do livro “Agosto Azul”, do escritor portimonense, e ex-Presidente da República, Manuel Teixeira Gomes, esta iniciativa fora de portas volta a realizar-se no ambiente floral e aprazível do Jardim 1º de Dezembro, visando promover o livro e a leitura de autores de referência da literatura portuguesa atual.
O ciclo, que este ano integra o programa de comemorações do centenário da cidade, também proporciona o usufruto do jardim onde decorre, valorizando-o como espaço de sociabilidade e convivialidade em pleno centro de Portimão.
Os encontros deste ano pretendem inspecionar a realidade sob a lente da imaginação literária, porque uma cidade – sobretudo centenária - não é só um lugar físico e concreto, mas também um território feito do modo como se inventa diariamente.
Para abordar o tópico proposto, em sessões agendadas para as 18h30, foram convidados os seguintes escritores: Matilde Campilho e Susana Moreira Marques (6 de julho); Afonso Cruz e Joana Bértholo (13 de julho); Francisco José Viegas e Gonçalo M. Tavares (20 de julho); Lídia Jorge e Ana Margarida de Carvalho (27 de julho).