World Press Photo 2024
Este ano, Portimão volta a ser a primeira cidade portuguesa a acolher esta exposição. O concurso anual World Press Photo reconhece e celebra o melhor fotojornalismo e fotografia documental produzidos no último ano.
Selecionadas entre mais de 61.000 inscrições, as fotografias deste ano retratam os conflitos devastadores, as revoltas políticas , a crise climática e a passagem segura dos migrantes. As obras premiadas documentam algumas das questões mais prementes que o mundo enfrenta.
Ao reunir histórias tão importantes, esta exposição incentiva a uma maior compreensão e consciência dos acontecimentos que assolam o mundo, para além de reforçarem a necessidade de liberdade de imprensa em todos os cantos do mundo.
Os 24 vencedores, seis menções honrosas e duas menções especiais do júri foram selecionados por um júri independente entre 61.062 inscrições de 3.851 fotógrafos de 130 países. Destes, o júri do concurso de 2024 selecionou estes quatro vencedores globais:
Fotografia do Ano - Mohammed Salem, Reuters
“Uma mulher palestina abraça o corpo da sobrinha”
História do Ano - Lee-Ann Olwage, Geo
“Valim - babena”
Projeto de Longa Duração - Alejandro Cegarra, The New York Times / Bloomberg
“As duas paredes”
Formato Aberto - Julia Kochetova
“A Guerra é Pessoal”
Este ano, Portimão volta a ser a primeira cidade portuguesa a acolher esta exposição única. Numa iniciativa conjunta da Associação Cultural Música XXI e do Município de Portimão, poderá ser visitada gratuitamente, entre 28 de julho e 18 de agosto, no edifício da antiga Lota de Portimão, no horário entre as 18h00 e as 00h00, todos os dias.
Mais informação em www.worldpressphoto.org