World Press Photo 2024
Este ano, Portimão volta a ser a primeira cidade portuguesa a acolher esta exposição. O concurso anual World Press Photo reconhece e celebra o melhor fotojornalismo e fotografia documental produzidos no último ano.
Selecionadas entre mais de 61.000 inscrições, as fotografias deste ano retratam os conflitos devastadores, as revoltas políticas , a crise climática e a passagem segura dos migrantes. As obras premiadas documentam algumas das questões mais prementes que o mundo enfrenta.
Ao reunir histórias tão importantes, esta exposição incentiva a uma maior compreensão e consciência dos acontecimentos que assolam o mundo, para além de reforçarem a necessidade de liberdade de imprensa em todos os cantos do mundo.
Os 24 vencedores, seis menções honrosas e duas menções especiais do júri foram selecionados por um júri independente entre 61.062 inscrições de 3.851 fotógrafos de 130 países. Destes, o júri do concurso de 2024 selecionou estes quatro vencedores globais:
Fotografia do Ano - Mohammed Salem, Reuters
“Uma mulher palestina abraça o corpo da sobrinha”
História do Ano - Lee-Ann Olwage, Geo
“Valim - babena”
Projeto de Longa Duração - Alejandro Cegarra, The New York Times / Bloomberg
“As duas paredes”
Formato Aberto - Julia Kochetova
“A Guerra é Pessoal”
Este ano, Portimão volta a ser a primeira cidade portuguesa a acolher esta exposição única. Numa iniciativa conjunta da Associação Cultural Música XXI e do Município de Portimão, poderá ser visitada gratuitamente, entre 28 de julho e 18 de agosto, no edifício da antiga Lota de Portimão, no horário entre as 18h00 e as 00h00, todos os dias.
Mais informação em www.worldpressphoto.org

Popular em Portimão
Chegada do Pai Natal marca arranque de 37 dias de sonhos para serem vividos com magia da quadra natalícia
Município de Portimão oferece a 7500 alunos vales de 15 euros para compras no Comércio do Centro
Semana Municipal do Voluntariado mobiliza entidades, escolas e voluntários em Portimão