Exposição "Passear pela História de Portimão de Vila a Cidade "
A partir do dia 26 de julho, na Praça Manuel Teixeira Gomes, o Grupo de Amigos do Museu de Portimão associa-se às comemorações dos 100 anos da elevação de Portimão a Cidade, promulgada em 1924 pelo nosso ilustre conterrâneo e Presidente da República Manuel Teixeira Gomes, apresentando uma exposição sobre a evolução histórica de Portimão, desde a antiga Vila Nova até à atual Cidade.
Esta é a oitava edição de um projeto de exposições de rua intitulado “Passear pela História”, iniciado em 2017, e um convite para a descoberta de alguns dos mais relevantes acontecimentos e alterações ocorridas ao longo dos anos.
“Passear pela História” é uma proposta que também procura fortalecer a identidade da comunidade portimonense, ao valorizar a cidade e o município enquanto destino cultural de trabalho e lazer, proporcionando a residentes e turistas, de modo informal, uma descontraída e inesperada viagem no tempo, sobre diversos momentos da história singular de Portimão.
Através dos diversos painéis, podemos observar imagens dessas transformações, percorrer os primórdios de uma intensa vida marítima, industrial, rural, comercial, turística, aspetos da paisagem urbana e social, que moldaram o município de Portimão.
Para além de M.Teixeira Gomes, também se destaca nesta exposição a figura do Visconde Bivar, uma das mais marcantes e distintas personalidades portimonenses, na defesa do progresso da Vila Nova de Portimão, designadamente na resolução dos seus principais e graves problemas de acessibilidade e comunicação, como a imprescindível ponte rodoviária sobre o rio Arade, bem como a continuação da linha férrea entre Beja e o Algarve e o aterro do cais de Portimão.
Da então Vila Nova de Portimão, recorda-se a chegada da indústria ao mundo rural e marítimo, as salinas e a estiva, os vários mercados, o tempo das carrinhas, a tão desejada ponte do caminho de ferro, os primeiros passos na hotelaria e o importante momento da afirmação regionalista do Algarve, em 1915, através da realização do 1º Congresso Regional Algarvio, no Casino da Praia da Rocha.
Esta exposição é promovida pelo Grupo de Amigos do Museu de Portimão, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão e estará patente até 15 de setembro.