Biblioteca de cordas e nós, de José Antonio Portillo
Escutar com os olhos. Ver, tocar, refletir, experimentar. A “Biblioteca de cordas e nós” é uma porta de entrada para gerar experiências individuais, e imaginativas. Uma misteriosa biblioteca móvel com uma estrutura circular de madeira que guarda manuscritos inéditos, textos nunca publicados, partituras, desenhos, objetos encontrados no lixo e cilindros cheios de mensagens feitas de cordas e nós. Esta instalação-espetáculo que percorreu diferentes cidades da Europa chegou a Portimão e traz consigo uma “Segunda Pele” que circundará a “Biblioteca de cordas e nós”.
A sua face interna será preenchida por um mapa circular da cidade de Portimão. A partir deste mapa, e ao longo do ano, os alunos das escolas do Ensino Secundário da cidade de Portimão, orientados pelos seus professores, irão traçar neste mapa como são os seus “Caminhos Orgânicos” com a ajuda de fios e alfinetes. Um projeto em evolução contínua. As fotografias das sombras de cada jovem nos seus “Caminhos Orgânicos” poderão ser vistas na parte exterior da “Segunda Pele”.
\Autoria: José Antonio Portillo
\Participação artística: Matilde Real e Rita Rodrigues
Próximas sessões:
30 novembro: 17h00
1, 7, 8, 14 e 15 dezembro: 17h00
60 min | M/6
Bilhetes: 5€ (adultos) / 3€ (6 - 12 anos)
COMPRAR BILHETE
À venda na BOL e nos locais habituais.
Programação artística: Lavrar o Mar - Cooperativa Cultural para a celebração do Centenário de Elevação de Portimão a Cidade (1924-2024), ao abrigo de uma parceira estabelecida com o Município de Portimão.