Exposição Querubim Lapa: pintura e cerâmica
Natural de Portimão, Querubim Lapa (1925-2016) desenvolveu uma obra vastíssima que lhe valeu um lugar histórico na arte moderna em Portugal. Pintor notável, destacou-se como um dos mais consistentes artistas do neorrealismo e é hoje considerado um dos ceramistas mais importantes do século XX no país.
Pelo centenário do nascimento do artista, o Museu de Portimão dedica-lhe uma grande exposição, a maior antológica até à data realizada e a primeira a articular a dupla faceta do seu trabalho. A exposição estabelece um diálogo entre pintura e cerâmica organizado em sete núcleos, dispostos cronologicamente nos dois pisos do museu, onde se apresenta um total de 94 obras, produzidas entre 1946 e 1994, que dão a conhecer momentos-chave da obra do artista.
Partindo de uma seleção de pinturas e desenhos do período inicial neorrealista, a exposição aborda as primeiras peças cerâmicas e a proximidade à fase lírica da sua pintura. As experiências e a criação de técnicas ímpares ocorridas na sua cerâmica dos anos de 1960 e 1970 estão amplamente representadas, a par de novas pesquisas no campo da pintura do mesmo período. A exposição termina com um conjunto de painéis de azulejos que reinterpretam os primórdios da azulejaria portuguesa.