Lançamento de “Wagner - A Máquina de Guerra de Putin” na Biblioteca
No dia 13 de dezembro, pelas 18h00, “Wagner- A Máquina de Guerra de Putin”, livro da autoria Rui Pedro Antunes e João Porfírio, será lançado na Biblioteca Municipal de Portimão, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade.
O livro, que vai ser apresentado pela jornalista Cátia Bruno, editora da secção de Internacional do “Observador”, fala-nos sobre dois jornalistas que viajaram pela Ucrânia, um país em guerra e falaram com quem combateu, sofreu e integrou o Grupo Wagner, a máquina de guerra de Putin.
Rui Pedro Antunes nasceu em Lisboa, em 1986, mas cresceu e viveu em Salvaterra de Magos até se ter mudado para Coimbra aos 17 anos. Foi lá que se licenciou em Jornalismo.
Iniciou a carreira profissional no Diário de Notícias onde esteve mais de oito anos. Há também oito anos que trabalha no “Observador”, onde desempenha as funções de editor de Política do jornal e da Rádio Observador. É autor de dois livros de não-ficção que resultam de investigações jornalísticas e coautor de outros cinco. Em agosto e setembro de 2023 foi o enviado especial do” Observador” à Ucrânia e, de Kiev ao Donbass, em equipa com o fotojornalista João Porfírio, recolheu o material que daria origem a várias reportagens no Observador e ao livro «Wagner: a máquina de guerra de Putin».
João Porfírio, nascido em Portimão, em 1995, foi para Lisboa estudar jornalismo e fotojornalismo. É jornalista há 10 anos e atualmente é editor de fotografia do jornal Observador, onde trabalha desde 2017, tendo anteriormente passado pela Agência Lusa, pelo Semanário SOL e o Jornal i.
Foi enviado especial do Observador às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América e do Brasil, à guerra da Ucrânia e do Iraque. Em Portugal cobre diariamente assuntos relacionados com política, sociedade e cultura. Entre exposições coletivas e individuais conta já com mais de 20 mostras do seu trabalho em Portugal e no estrangeiro. Venceu o Prémio Estação Imagem em 2019 e 2021 na categoria de Notícias. Em 2022 ganhou o prémio Gabo – um dos mais importantes prémios de jornalismo do mundo – e em 2023 o prémio Gazeta de Fotografia — o mais prestigiado prémio de jornalismo em Portugal.
Sinopse da obra:
Na Ucrânia, dois jornalistas viajaram por um país em guerra e falaram com quem combateu, sofreu e integrou o Grupo Wagner, a máquina de guerra de Putin. Rui Pedro Antunes e João Porfírio encontravam-se em Kiev, numa sala com Volodymyr Zelensky, quando um avião saído de Moscovo rumo a São Petersburgo explodiu nos ares. Pouco depois, enquanto atravessavam a Praça Maidan, receberam a notícia: o líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prighozin, e o seu braço-direito, Dmitry Utkin, estavam entre as vítimas mortais do acidente. O Grupo Wagner era, precisamente, o alvo princi- pal da reportagem. Afinal, o que teria de facto acontecido? Tratava-se, como tudo parecia indicar, de um atentado perpetrado a mando de Vladimir Putin? Fosse como fosse, era o desenlace de muitos meses de tensão crescente entre os Wagner — uma das forças militares mais importantes na invasão da Ucrânia — e o líder supremo da Rússia. Seguramente, Putin não deixaria o futuro dos mercenários ao acaso. Razões acrescidas para prosseguir com a busca que deu origem a este livro, numa viagem de três mil quilómetros, da frente de combate na Ucrânia até à Polónia, em que os autores conversaram com quem combateu, sofreu e integrou o violento e implacável Grupo Wagner.