
Ciclo "O Filme Francês do Mês”
O Museu de Portimão volta a mostrar o que de melhor produzem os realizadores gauleses, através da iniciativa “O Filme Francês do Mês”, que está de regresso à cidade no dia 30 de janeiro e se prolongará até setembro, sempre com entrada gratuita.
Promovido conjuntamente entre a Alliance Française do Algarve e o Grupo dos Amigos do Museu de Portimão (GAMP), este ciclo de cinema francês, além de divulgar junto do público algarvio os grandes êxitos cinematográficos na língua de Molière, também se destina a atrair os muitos franceses que, cada vez mais, vivem ou passam férias no Algarve, permitindo-lhes em contraponto conhecer a história e o património regionais.
A primeira película deste novo ciclo intitula-se “Libre Garance”, foi realizada por Lisa Diaz em 2022 e será exibida a 30 de janeiro, a partir das 21h00, no auditório do Museu de Portimão.
Este drama, com a duração de 1h36 minutos, decorre no verão de 1982 e apresenta-nos a história de uma criança, Garance, de onze anos, que vive na aldeia Cévennes com os seus pais, um casal com uma vida alternativa. O enredo desenvolve-se quando dois ativistas italianos assaltam um banco nas proximidades e o assalto corre mal. Este episódio abala a vida do jovem Garance e da respetiva família, respetivamente.
Todos os filmes são exibidos na última quinta-feira do mês e em versão original francesa, com legendas em português e nas seguintes datas: 30 de janeiro – “Libre Garance”, de Lisa Diaz; 27 de fevereiro – “Revenir”, de Jessica Talud; 27 de março – "César et Rosalie” de Claude Sautet; 24 de abril – “Chien de la casse”, de Jean-Baptiste Durand ; 22 de maio – “Un vrai bonhomme”, de Benjamin Parent; 26 de junho - “Le cours de la vie”, de Frédéric Sojcher; e 25 de setembro– “La fille de son père”, de Erwan Le Duc. Durante os meses de julho e agosto não existirão exibições e por motivos de força maior, as datas agendadas poderão sofrer alterações.
A Alliance Française do Algarve, cuja sede se localiza em Faro, é uma associação de direito privado cujo objeto é a divulgação da língua e da cultura francesa, fazendo parte das suas atividades o ensino da língua portuguesa para francófonos, além da realização de exames de francês e traduções, entre outras ações.
Em março de 2018, a entidade decidiu alargar a sua presença ao barlavento algarvio e estabeleceu um protocolo de parceria com o GAMP, visando estreitar os laços amigáveis e culturais com o tecido associativo local, graças aos quais o ciclo “Filme Francês do Mês” começou a ter lugar em Portimão, enquanto promove aulas de português para francófonos residentes no concelho, através de uma parceria estabelecida com a Junta de Freguesia de Portimão.