
Oficinas de mediação da leitura e hora do conto na Biblioteca
A narradora, contadora de histórias e mediadora Cristina Taquelim traz oficinas de Mediação da Leitura à Biblioteca Municipal de Portimão.
Cristina Taquelim (Lagos, 1964) – É mediadora de leitura e contadora de histórias. É licenciada em Psicologia Educacional e Pós-Graduada em Ciências Documentais. A Biblioteca de Beja, foi durante trinta anos, a casa onde cresceu profissionalmente, buscando utopias e guiada por bons mestres. Hoje continua a trabalhar em processos de mediação cultural e desenvolvimento humano, envolvendo literatura, narração oral, património oral e dedica-se à performance narrativa a partir do coletivo cultural Chão Nosso CRL.
Publica em Portugal e no Brasil desde 2008: “Malaquias” (2008); “Na minha casa somos sete” (2009); “Uma casa na lua” (2011); “Corrupio” (2013); “Avó de Coração” (2019) e “Teodora e o Mistério dos Cachapins” (2021), são alguns dos seus títulos.
Por ter a cabeça cheia de perguntas e viver quase sempre deslumbrada com a vida, recusa-se a viver sem estar espantada por existir. A vida ensinou-lhe o significado mais profundo do verso do poeta: “Só é livre quem liberta”.
Data(s):
Oficina 1
14 de março – O lugar onde moram as palavras – formação – (10h00-12h30)
Públicos: Adultos | mediadores culturais | animadores Agentes educativos/pais.
15 de março- 16h00 – Histórias que cabem num ouvido
São histórias mínimas, tão minúsculas que às vezes fica divertido, escutar e repetir, escutar e repetir, para que mesmo pequenas, elas fiquem no ouvido
Público: público em geral / Famílias e crianças a partir 3 anos
Ouvir e repetir ARRISCAR, experimentar a ler de cor | ler na cor | ler com o coração| Ler de olhos fechados.
DESCOBRIR Linguagens e Sentidos.
Oficina 2
23 de maio - O lugar onde moram as palavras – formação – (10h00 – 12h30)
Públicos: Adultos | mediadores culturais | animadores Agentes educativos/ pais. Modalidade: Conferência
24 de maio - 16h00– Contos de boca a orelha
São feitas de pouco estas sessões, onde as palavras da tradição oral e a mestria do contador convocam o silêncio e o riso, a escuta e o espanto para este lugar. Da minha boca de contadora para as vossas orelhas de escutadores.
Público: M/10 / jovens /adultos / seniores.
Oficina 3
4 de julho - O lugar onde moram as palavras – formação – (10h00-12h30)
Públicos: Adultos | mediadores culturais | animadores Agentes educativos/ pais. Modalidade: Conferência
5 julho - 16h00 – Histórias que não lembram ao diabo
Há histórias assim … Histórias que desarrumam o peito e desassossegam as emoções. Histórias inquietas que nos deixam de sobreaviso para o que a vida nos oferece sem avisar. Há histórias que tinham tudo para dar certo. Outras nem por isso. Há histórias que mal começam e já sabemos onde vão terminar. Há histórias duradoras e outras tão breves que acabam mesmo antes de começar. Histórias que não lembram ao diabo! Espetáculo de Narração Oral e a Leitura em Voz Alta.
Público: M/12 / jovens /adultos / seniores.
Inscrições limitadas, a partir de dia 10 de março, através do nr. 282 480476 ou presencial (balcão)