
17.º Aniversário do Museu de Portimão
Ao longo deste mês de maio, o Museu de Portimão está a assinalar 17 anos de existência ao serviço da memória e identidade local com um conjunto de atividades, das quais se destacam “Um dia na Pré-História”, realizado no passado dia 3 de maio, a 25.ª Corrida Fotográfica, o lançamento da reedição do livro "Sabores da Cozinha Algarvia", de José Vila e a inauguração da exposição “Cores da Terra e do Mar “, de José Vila.
25ª Corrida Fotográfica de Portimão
Numa edição muito especial, a 25ª Corrida Fotográfica de Portimão, que se realiza entre 16 e 17 de maio, pretende celebrar e evocar o espírito da estreia deste evento, realizado em 2001. A proposta deste ano é a reedição de duas modalidades, procurando recordar este modelo de corrida. As inscrições estão abertas até dia 14 de maio. Os participantes podem inscrever-se, numa das duas modalidades a concurso, na receção do Museu ou através do endereço online https://shorturl.at/ojDsY, onde poderá ser consultado o Regulamento, os prémios e as regras de participação.
Lançamento do livro “Sabores da Cozinha Algarvia”
Nesta nova reedição do seu livro “Sabores da Cozinha Algarvia”, editado pelo Clube do Autor S.A., cujo lançamento está previsto para as 16h00, de dia 17 de maio, José Vila continua a propor-nos uma viagem pela gastronomia algarvia, através das inúmeras receitas que apresenta.
É uma ligação perfeita dos produtos da terra e do mar que este livro nos oferece.
Exposição “Cores da Terra e do Mar “
Para as 17h00, está marcada a inauguração da exposição “Cores da Terra e do Mar “de José Vila (1944-2021), que nos apresenta um percurso retrospetivo dos seus 64 anos de atividade como pintor, desde o seu primeiro quadro pintado aos 13 anos, em 1957, até às suas últimas obras de 2021, aos 77 anos.
A sua criatividade artística, presente nesta exposição, com curadoria de José Gameiro, cedo se caraterizou pela liberdade no uso e aplicação das cores e de uma diversidade de mistura de tons, texturas e de materiais, expressando as suas emoções e experiências através de uma linguagem informalista, rompendo com qualquer representação figurativa. Pinceladas livres, vigorosas e expressivas devolvem a sua espontaneidade, sem regras rígidas ou preocupações com a estética tradicional, valorizando sobretudo a energia do movimento dos seus gestos no processo criativo.
“Cantar os Parabéns ao Museu” pela IsmaTuna.
Pelas 18h00, o Museu de Portimão partilhará o bolo de aniversário com a população e seguir-se-ão muitas surpresas acompanhadas pelas vozes do IsmaTuna, que cantarão os “Parabéns ao Museu”.
Dia Internacional dos Museus
Anualmente, no dia 18 de maio, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) organiza o Dia Internacional dos Museus (DIM), um evento global que destaca o papel dinamizador dos museus, ao serviço do desenvolvimento cultural das sociedades.
O tema deste ano será "O Futuro dos Museus nas comunidades em rápida transformação” com especial destaque para três subtemas: o Património Imaterial; a Juventude e as Novas Tecnologias.
Inaugurado em 17 de maio de 2008, o Museu de Portimão tem cumprido a sua principal missão, ao assumir-se como um permanente observatório social e laboratório de ideias e de histórias, uma ponte entre passado e futuro, e decisivo ponto de encontro para a descoberta, o conhecimento e a fruição do património cultural e natural.