Skip to main content

Trinta anos do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA)


Data: 19/07/2025
Local: MUSEU DE PORTIMÃO
Horário: 15h00
Preço: Acesso livre

O Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA) celebra 30 anos com uma homenagem ao seu cofundador, o Professor António Borges Coelho, pelo seu contributo para a cultura, ciência e cidadania.

O ICIA, fundado em 1995 por um grupo de historiadores e investigadores de Portugal, Espanha e Brasil, entre os quais se destacou António Borges Coelho, nasceu do impulso de promover o estudo e a divulgação da cultura e da história dos países ibéricos, dinamizando o diálogo entre povos atlânticos e mediterrânicos. Desde então, ao longo de trinta anos, o Instituto consolidou-se como plataforma de inovação, cidadania e cosmopolitismo, promovendo colóquios, conferências, encontros literários, viagens culturais, edições e parcerias académicas que têm enriquecido o tecido cultural da região e do mundo ibero-atlântico.

Homenagear o Professor António Borges Coelho é também celebrar o percurso de uma instituição que ele próprio ajudou a fundar e que, ao longo de três décadas, se afirmou como um espaço de diálogo, investigação e partilha cultural entre as margens do Atlântico e do Mediterrâneo.

O Professor ABC foi responsável pela criação do Centro de Apoio de Faro da Faculdade de Letras de Lisboa, em 1975, que veio a dar origem à Universidade do Algarve. Dezenas de algarvios tiveram a oportunidade de se formar em História, Línguas e Literaturas Modernas e Direito. Mais tarde, presidente do ICIA, contribuiu para a divulgação da história no Algarve através das Jornadas de História Ibero-americana que se realizaram anualmente entre 1995 e 2005. A dinâmica criada pelo ICIA permitiu ainda a celebração de um protocolo com a FLUL, a UALG e o Município de Portimão para a criação nesta cidade de 3 cursos de mestrado, entre 1998 e 2005, frequentado por 70 licenciados do Algarve. Em reconhecimento da relevância do Professor António Borges Coelho, enquanto historiador e cidadão, a UALG atribui-lhe o grau de Doutor Honoris Causa em 2009.

Será apresentado o livro António Borges Coelho, Historiador e Mestre,  que conta com estudos historiográficos sobre a sua obra e testemunhos de amigos e antigos alunos. A obra é coordenada pela cofundadora e atual presidente do ICIA, Maria da Graça Ventura, e editada pela Colibri. Este livro nasce no seio desta associação portimonense cuja história se entrelaça de forma indelével com a vida e a obra do Professor Borges Coelho.

A sessão inclui ainda uma intervenção da Professora Ana Isabel Soares (UALG), sobre   “Associativismo e Individualismo”, e outra do Professor Vítor Serrão (FLUL) sobre “ O historiador- operário”.

O programa conta com a participação do Grupo Coral Adágio e do músico Afonso Dias.