
Festival de Cinema de Portimão
Desde os primórdios do evento do cinema, Portimão tem sido próspero em entusiastas da 7ª arte. Os mais inquietos, dedicaram grande parte das suas vidas ao desenvolvimento da cultura cinematográfica, na cidade. Entre outras iniciativas, destacamos a edificação do Cine Teatro de Portimão, inaugurado em 1938 e o FICA - Festival Internacional de Cinema do Algarve, que teve a sua origem em 1971 e última edição em 2006, dedicado, especificamente, ao formato de curta metragem, tendo sido, o mais antigo festival deste género em Portugal.
A primeira edição do Festival de Cinema de Portimão, surge como um espaço de homenagem a esse legado, que influenciou gerações de portimonenses que optaram por fazer do cinema as suas vidas e aos que encontraram em Portimão as condições propícias, para desenvolverem o seu trabalho criativo.
Todas as obras terão como elemento comum a ligação temática a Portimão, seja pela sua geografia, cultura ou memória coletiva.
Nesta edição, contamos com a exibição de 6 curtas metragens, um documentário e um filme biográfico. Haverá um momento, pós exibição, em que teremos os realizadores e/ou elementos da produção, dos respectivos filmes, presentes para nos falarem das suas obras e responder a perguntas do público.
Terça-feira, 30 setembro
“Elise” (15’) e “O diário de Elena” (20’), de Carolina Ventura
”Boca cava terra” (17’), de Luís Campos
Moderação: Carlos Café
Quarta-feira, 1 outubro
Documentário “A revolução dos Cravos e a criação da 2ª República Portuguesa”, de Franco Charais com realização de Paulo Henriques
Moderação: João Ventura
Quinta-feira, 2 outubro
“Impio” (13’), de Alexandre Bentes
“A carga” (25’), de Igor Silva
“Última hora” (12’), de Ricardo Guerreiro
Moderação: Carlos Café
Sexta-feira, 3 outubro
Documentário “Clandestina” (82’), de Maria Mire
Moderação: João Ventura
Popular em Portimão

Setembro é mês da Semana Europeia do Desporto, de windsurf de topo e da Corrida de Carrinhos de Rolamentos

Portimão celebra Nuno Júdice e a sua relação poética com as artes plásticas

“A Nossa Cultura Sai à Rua” na Mexilhoeira Grande homenageia António Silva Marreiros
