Biblioteca Municipal de Portimão celebra 32º aniversário com "Sorriso"
Na comemoração do 32º aniversário da Biblioteca Municipal de Portimão, trazemos até si “Sorriso”, um espetáculo poético sobre amor e recordações.
Como se escreve uma história de amor, um amor que perdura no tempo, preenche uma vida até ao seu crepúsculo e que nunca acaba para aquele que recorda o passado?
Esta história de amor não se inspira na morte heroica de Romeu e Julieta, mas sim na vida comum de um velho casal para quem o amor se consumou numa vida de sorrisos.
A morte de um assombra a solidão do outro. Uma solidão cuja força das lembranças dá vida a fantasmas que não desistem de amar os que ficam, zelosos anjos de guarda, invisíveis amantes cujos beijos são feitos de vento.
O que partiu está ausente, porém a sua alma acompanha o que ficou, habita o ar daquele que o amou, aguarda o reencontro sabendo que a vida continua - só para quem está entre nós?
A solidão e o envelhecimento são um tema recorrente nas peças do Teatro Só. Porém, as personagens não são tocadas pelo desespero, mas sim pela reflexão dos gestos e pela gratidão da memória. A palavra “recordação” vem do francês “recour” (re-coração). Recordar é isso: fazer passar pelo coração, uma e outra vez...
O Teatro Só é uma companhia de teatro portuguesa sediada em Odemira (e com ligações também à Alemanha), que desenvolve um trabalho multidisciplinar, relacionando técnica de máscara, teatro físico, artes circenses e artes plásticas.
Todas estas componentes convergem para um teatro imagético, mudo, visualmente poético em que a comunicação entre os atores e o público converge para a potência do gesto.
Os temas em cena tocam diretamente os estigmas sociais, transversais a diversas culturas e gerações, nos quais o público é testemunha de si mesmo, não pelo uso da palavra, mas pela poesia visual e linguagem emocional do corpo.
Esta aparente modéstia do teatro só salienta a própria simplicidade da condição humana, uma fragilidade radical que qualquer um está qualificado para sentir independentemente da nação, da religião ou da condição social.
Encenação e Dramarturgia: Sérgio Fernandes, Atores: Ana Gabriel e Sérgio Fernandes
Destinatários: público em geral
Popular em Portimão
Tomada de Posse dos novos Órgãos Autárquicos de Portimão para o Mandato 2025/2029
Portimão prepara espaço urbano para futuro Bairro Comercial Digital
Igreja Matriz de Portimão recebe concerto que abre 18º Festival Internacional de Órgão do Algarve
Portimão acelera em novembro com grandes eventos desportivos nacionais e internacionais