Skip to main content

Comemorações do Dia Municipal para a Igualdade


Data: 23/10/2025 - 24/10/2025
Local: PORTIMÃO
Horário:
Preço:

O Município de Portimão assinala, a 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade, reforçando o seu compromisso com a igualdade de género e a não discriminação. Esta data foi criada após a assinatura do Protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação entre a Câmara de Portimão e a CIG, sublinhando que a igualdade é um direito humano fundamental e uma questão de justiça social, essencial para o desenvolvimento e a paz.

As comemorações estendem-se aos dias 23 e 24 de outubro, com iniciativas abertas à comunidade que promovem o debate e a reflexão sobre a igualdade em diferentes áreas da sociedade.

 Programa de atividades:

23 de outubro | 19h30 | Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes

Tertúlia - Mulher no Desporto

Uma sessão para refletir sobre o papel da mulher no desporto, abordando desafios, igualdade de oportunidades e a valorização da presença feminina em todas as áreas do desporto.

Oradores: Ana Jorge Duarte – Treinadora de ginástica rítmica do CIRM (Clube Instrução e Recreio da Mexilhoeira Grande)

Sofia Queiroz – Atleta de alta competição e fisioterapeuta da seleção Sub15 feminina, atualmente no Portimonense Sporting Club

Vera Silva – Diretora do futebol feminino do Futebol Club Ferreiras

Moderadores: Nuno Afonso, técnico de desporto da Câmara Municipal de Portimão

Participação gratuita com inscrição prévia até ao dia 22 de outubro. Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.cm-portimao.pt

24 de outubro | 10h20 e 18h30 | Auditório da EBS da Bemposta

Peça de Teatro “Entre Iguais”

Espetáculo que aborda, de forma simples e direta, questões relacionadas com a igualdade de género, recorrendo a técnicas de Teatro-fórum do dramaturgo Augusto Boal. O público é convidado a intervir no desenlace das cenas, exercendo a sua cidadania responsável em defesa da igualdade.

Dinamização: Alunos do 11.º ano do Curso Profissional de Intérprete ator/atriz do AE da Bemposta – Alice Coelho, Isabel Duarte, Fábio Palminha, Filipa Silva, Georgia Mcnicholl, Janine Souza, Luana Fernandes, Madalena Jerónimo e Melissa Cardoso.

Público-alvo: comunidade escolar (10h20) e público em geral (18h30)

 

 24 de outubro | 18h30 | Instalações do ISMAT

Debate “Entre a Igualdade e o Ódio – O Desafio de Novos Discursos”

Reflexão crítica sobre discursos misóginos e fenómenos digitais de masculinidade tóxica, integrando perspectivas de Psicologia, Direito e Engenharia Informática.

Oradores: Mestre Dora Fonseca (Direito); Cristiana João (aluna); Professora Doutora Ana Lima (Engenharia Informática); Diogo Ferreira (aluno); Professor Doutor Paulo Martins (Psicologia) e Denise Madeira (aluna)

Público-alvo: comunidade escolar e público em geral

 

Participe!  Um convite a refletir, debater e agir em favor da igualdade.