O Filme Francês do Mês 26
Pelo nono ano consecutivo, o ciclo “O Filme Francês do Mês” está de regresso a Portimão para celebrar o melhor da produção cinematográfica gaulesa. A iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Alliance Française do Algarve e o Grupo dos Amigos do Museu de Portimão (GAMP), tem como objetivo estreitar os laços culturais com o associativismo local e divulgar grandes êxitos na "língua de Molière" junto do público algarvio.
O programa visa também atrair a crescente comunidade francesa que reside ou visita o Algarve, oferecendo uma oportunidade de intercâmbio cultural e de contacto com a história e o património regionais através do espaço do Museu.
A edição de 2026 reúne uma seleção diversificada de sete filmes que representam a vitalidade do cinema francês contemporâneo. As sessões decorrem sempre às 21h00, no Auditório do Museu de Portimão, com entrada gratuita e filmes legendados em português.
O ciclo inicia-se a 29 de janeiro com a longa-metragem“Une affaire de principe” (2024). Um thriller realizado por Antoine Raimbault, baseado em factos reais sobre uma conspiração nas instituições europeias em Bruxelas.
Até setembro, o público poderá ainda assistir aos seguintes filmes:
26 de fevereiro – “Le Royaume”, de Julien Colonna;
26 de março – “Le dernier des juifs”, de Noé Debré;
30 de abril – “Le quatrième mur”, de David Oelhoffen;
28 de maio – “Mélodie en sous-sol”, de Henri Verneuil;
25 de junho – “Fragile”, de Emma Benestan;
24 de setembro – “Fifi”, de Paul Saintillan e Jeanne Aslan.