Skip to main content

Festival Internacional de Órgão do Algarve


Data: 03/11/2023 - 10/11/2023
Local: Igreja Matriz de Portimão
Horário: vários
Preço: Entrada gratuita

A Associação Música XXI apresenta a 16.ª edição do Festival Internacional de Órgão do Algarve, de 3 a 26 de novembro. Em Portimão terá lugar, como habitual, o concerto de abertura, estando também agendada uma masterclasse de órgão e um concerto de música de câmara com a combinação peculiar de órgão e saxofone.

 

Na sexta-feira 3 de novembro, o organista Filipe Veríssimo e o Coral Adágio apresentam-se na Igreja Matriz de Portimão. Após uma primeira parte de peças a solo para órgão, a segunda parte do concerto será conduzida pelo maestro António Alves e serão apresentadas obras corais, com destaque para o Te Deum em Dó de Benjamin Britten e a participação da soprano solista Beatriz Direito.

 

Filipe Veríssimo é Mestre Capela e Organista Titular da Igreja da Lapa no Porto desde 2002. É formado em Música Sacra na Escola de Artes da Universidade Católica, onde estudou órgão, direção coral e direção de orquestra, tendo prosseguido os seus estudos de órgão em Paris. É diretor artístico de diversos Ciclos e Festivais de Órgão.

O Grupo Coral Adágio foi fundado em setembro de 1989 em Portimão. Atualmente, é composto por cerca de 30 membros e tem como diretor artístico o maestro António Alves Alferes Pereira. 

 

No sábado de manhã, 4 de novembro, alunos e professores de tecla, organistas, curiosos e interessados pelo órgão estão convidados a frequentar a Masterclasse dirigida por Filipe Veríssimo. Gratuito para ouvintes, 5€ para participantes (a pagar no próprio dia). Inscrições: 282 426 290 / 966 642 279; Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.amportimao.pt

 

Para fechar os concertos na Igreja Matriz de Portimão, na sexta-feira 10 de novembro, o organista Daniel Nunes apresenta-se com o saxofonista Rui Piques para um concerto com um repertório diferente, onde cabem por exemplo obras de Piazzolla, Duke Ellington e Vangelis.

 

Daniel Nunes frequentou a licenciatura em Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa e também no Conservatório Real de Haia, na Holanda. Terminou o seu mestrado em performance no Conservatório de Amesterdão. Tanto em Portugal como na Holanda, tem participado em diversos projectos, concursos

e concertos. 

Rui Piques é licenciado em Saxofone pela Universidade de Aveiro. Frequentou diversas masterclasses e formações de saxofone e colaborou com diversas Orquestras de Sopros e Sinfónicas.

 

 

03 NOV | Igreja Matriz de Portimão | 21h – Filipe Veríssimo (órgão) e Coral Adágio
04 NOV | Igreja Matriz de Portimão | 10h-13h | Masterclasse de órgão com Filipe Veríssimo com alunos da Academia de Música de Portimão e de outros espaços de ensino
10 NOV | Igreja Matriz de Portimão | 21h – Daniel Nunes (órgão) e Rui Piques (saxofone)

 

Os concertos são de entrada livre (gratuita) e não carecem de reserva prévia.


O Festival de Órgão do Algarve 2023 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, da agência Kultur LX, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.