Seminário ”50 anos de educação” lança reflexão sobre o impacto da revolução e desafios futuros do ensino em Portugal
26-03-24
No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril o Município de Portimão promove no próximo dia 10 de abril, no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão, o seminário “50 anos de educação”, com o objetivo de lançar uma reflexão sobre o impacto da democracia na educação, o que foi feito e o que ainda poderá vir a ser realizado em prol do Ensino e da Escola Pública.
Fazem parte do painel de oradores convidados especialistas nacionais, como António Henriques, Jorge do Ó, Isabel Flores e Rodrigo Castro que irão partilhar os seus saberes e práticas que marcaram os últimos 50 anos de Educação em Portugal e perspetivar os desafios que se colocam no futuro.
A sessão de abertura está marcada para as 9h30 e contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes; da delegada regional de Educação do Algarve, Carla Fernandes e do Comissário Executivo Adjunto da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de abril, João Faria.
Seguir-se-á o primeiro painel, subordinado ao tema “O Impacto da revolução na educação” que terá inicio com a apresentação de António Henriques , Investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação da Universidade de Lisboa que abordará a transformação da escola neste período, sob o mote “Uma metamorfose do modelo escolar e da escola pública sob os ecos do 25 de abril”, enquanto Jorge do Ó, professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, falará sobre os constrangimentos estruturais e os desafios da democratização do gesto inventivo no modelo escolar.
O segundo painel, marcado para as 14h30, vai debruçar-se sobre os desafios da educação 50 anos depois da revolução e inclui as intervenções de Isabel Flores, diretora executiva do Instituto para as políticas públicas sociais, que focará a sua intervenção na temática “Quem quer ser professor: cenários de escassez e estudo de soluções” seguida do fundador e CEO da Educa-te (start-up focada em inovação e disrupção dos sistema educativo) Rodrigo Castro que se irá debruçar sobre os professores do futuro como principais agentes de mudança.
O debate com os intervenientes no seminário está agendado para as 16h00 e encerrará os trabalhos, constituindo um momento privilegiado para a partilha de saberes e conhecimentos, no sentido de estimular a desejada operacionalização de práticas e estratégias promotoras de uma educação para todos.
Este seminário é certificado pelo Centro de Formação de associação de Escolas de Portimão e Monchique e está aberto à participação docentes, técnicos especializados, alunos, pais/encarregados de educação e público em geral, com inscrições gratuitas através do seguinte link https://cm-portimao.pt/formularios/seminario-50-anos-de-educacao até à véspera do mesmo, sujeitas à lotação da sala.
Biografia dos oradores
António Henriques é Investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Doutorado em Educação (Especialidade História da Educação). As áreas de interesse na pesquisa incluem a história da educação, a educação artística, a ligação entre a escola e a herança cultural, a discussão parlamentar sobre educação, a pedagogia do ensino superior e a escrita científica ou académica. Participa no projeto STORM – (Re)Configurações do Ensino-Aprendizagem e das Organizações de Ensino Superior num Contexto de Mudança, sobre as práticas pedagógicas dos professores do ensino superior público.
Jorge Ramos do Ó é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e investigador da UIDEF (Unidade de Investigação em Educação e Formação da mesma instituição). Tem escrito sobre análise do discurso história política, histórica cultural e das mentalidades, especialmente durante o período do Estado Novo, e também sobre história da educação e da pedagogia, num período mais longo e que se estende de meados do século XIX a meados de Novecentos. Orienta um seminário de pós-graduação sobre as articulações entre escrita e leitura e é Co-director do Doutoramento em Educação Artística oferecido pelas Universidades do Porto e de Lisboa. Coordena a Pós-graduação em Pedagogia do Ensino Superior oferecida pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O seu último livro intitula-se Fazer a Mão: Por Uma Escrita Inventiva na Universidade.
Isabel Flores, economista de formação base e doutorada em políticas publicas, neste momento exerce o cargo de diretora executiva do Instituto das Políticas Públicas do Iscte e representa Portugal no CERI . center for education research and innovation da OCDE. A sua área de investigação e interesse académico é a educação e a evidência como base para a decisão tendo recentemente trabalhado no mapeamento da procura e oferta de professores e também nas questões da integração e igualdade de oportunidades do sistema educativo em Portugal.
Rodrigo Castro, fundador e CEO da Educa-te, é também o host do Podcast Educa-te, onde partilha e conversa com os seus convidados acerca de perspetivas não convencionais sobre pensamentos convencionais relacionados com educação. Engenheiro de formação, pela Universidade de Coimbra, mas apaixonado por educação e potencial humano, começou carreira na Sonae mas rapidamente rumou à educação, tendo sido responsável por diversos programas educacionais, como o Seekers Club (atual Life MBA) e Pitch Bootcamp (atual Talent Bootcamp). Ao longo dos seus 15 anos de carreira já fundou associações sem fins lucrativos, teve a sorte e privilégio de formar mais de 10.000 pessoas em mais de 15 países, em 3 continente e de ter viajado por mais de 40 países. Hoje, dedica toda sua atividade profissional à Educa-te e aos seus vários projetos - a Flipped, marca de educação digital da Educa-te, à Rodger, a sua produtora de vídeo especializada em conteúdos de educação e vídeos corporativos, e ao Professores do Futuro.
Popular em Portimão
Tomada de Posse dos novos Órgãos Autárquicos de Portimão para o Mandato 2025/2029
Portimão prepara espaço urbano para futuro Bairro Comercial Digital
Igreja Matriz de Portimão recebe concerto que abre 18º Festival Internacional de Órgão do Algarve
Portimão acelera em novembro com grandes eventos desportivos nacionais e internacionais