Portimão volta a associar-se à iniciativa “Abril, Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”
27-03-24
Portimão volta a associar-se, através da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) à iniciativa “Abril, Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância”, promovida todos os anos pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens que, leva a cabo a campanha “Laço Azul” com o objetivo de alertar a sociedade para esta problemática.
Nesse sentido, durante o mês de abril vão ser promovidas diversas iniciativas entre as quais a iluminação em tons de azul, quer do edifício dos Paços do Concelho quer das instalações da CPCJ de Portimão, onde será colocado um laço azul, símbolo deste flagelo social.
À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a CPCJ solicitou aos estabelecimentos de ensino e educação das redes pública e privada do concelho a realização de atividades artísticas no âmbito da história do laço azul, a expor nos espaços públicos ou em janelas.
Por sua vez, o Portimonense Sporting Clube associa-se ao “Abril vai à bola” e nos jogos oficiais de futebol de dia 28 de abril, pelas 15h00, contra o Moreirense e de basquetebol, no dia 27 de abril, pelas 15h00, no Pavilhão da Boavista contra o Benfica está prevista a participação de crianças com t-shirts “Laço Azul” e será também usada uma tarja de alusivas ao tema.
Durante este mês também serão distribuídos por todas as escolas , públicas e privadas de Portimão vários materiais para a dinamização de atividades a propósito da campanha “Laço Azul” , como é o caso do Calendário dos Afetos, composto por uma atividade diária simples, que convida à interação entre os pais e seus filhos, reforçando os laços familiares e o bom relacionamento intergeracional, a história do “Laço Azul” e o ficheiro da coleção “Cuida bem de Mim” da CNPDPCJ- Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Criança e Jovens.
Porque proteger compete a todos e as crianças são o reflexo de quem as cuida, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portimão volta a deixar o alerta para que todos estejam a atentos à mensagem “Serei o que me deres … Que seja Amor!”
A história do laço azul
O Mês de Prevenção dos Maus-tratos na Infância teve origem no ano de 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando a avó Bonnie Finney prendeu uma fita azul à antena da sua viatura.
A trágica história que Bonnie contou aos elementos da comunidade onde vivia prendia-se com os maus-tratos de que os seus dois netos foram alvo por parte dos progenitores. A idosa recorreu a um laço azul para não esquecer os corpos das crianças, marcados com inúmeros hematomas. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia como lembrete constante para lutar na sua proteção contra os maus-tratos.
A campanha expandiu-se gradualmente e, na atualidade, muitos países usam as fitas azuis durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram em resultado do abuso infantil e como forma de apoiar as famílias, fortalecendo as comunidades nos esforços necessários para prevenir este grave problema e a negligência que, por norma, o poderá causar.
Popular em Portimão
Tomada de Posse dos novos Órgãos Autárquicos de Portimão para o Mandato 2025/2029
Portimão prepara espaço urbano para futuro Bairro Comercial Digital
Igreja Matriz de Portimão recebe concerto que abre 18º Festival Internacional de Órgão do Algarve
Portimão acelera em novembro com grandes eventos desportivos nacionais e internacionais