"Gosto do Meu Mercado" leva fado e muita animação ao Mercado Municipal de Portimão
30-04-24
Ao longo do mês de maio, o Mercado Municipal de Portimão volta a participar na campanha internacional “Gosto do Meu Mercado”, que visa envolver as comunidades em torno dos seus mercados de proximidade, grossistas e retalhistas, conhecidos pelos produtos frescos e por enfatizarem as relações entre comerciantes e clientes.
No âmbito desta campanha, realce para o evento “H(à) Noite no Mercado”, que a partir das 20h00 de 11 de maio inclui a participação de um Dj com músicas da década de 1980, a que se segue a atuação dos fadistas João Leote e Adriana Marques, assim como uma “passagem de modelos”, onde desfilarão utentes do Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras.
Ao longo de todo o mês, o Talho 4 acolhe um conjunto de “maios”, em colaboração com o Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, o Clube União Portimonense, a Sociedade Vencedora Portimonense e o Sporting Glória ou Morte Portimonense, numa organização do Município de Portimão que tem o apoio Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, responsável pela produção de quatro grandes bonecos de trapo.
Para o efeito, cada coletividade foi convidada a decorar um “maio”, que personifica a primavera e a fecundidade, radicando a origem desta tradição em costumes da Roma pagã ligados ao culto da natureza, e que no Algarve assumiram contornos de crítica política e social, sendo que cada instituição ficará responsável por criar as quadras que acompanharão cada um dos bonecos.
Tal como em anos anteriores, haverá manhãs dedicadas a ‘showcookings’, ao passo que os setores das flores e hortofrutícola levarão a cabo promoções em todas as sextas-feiras e sábados de maio, iniciando estas atividades nos dias 3 e 4 com uma promoção de flores, assinalando a ocasião especial do Dia da Mãe.
Em Portimão, a iniciativa “Gosto do Meu Mercado” é organizada pela Câmara Municipal, contando com as parcerias e apoios do Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, Comissão Hortofrutícola do Mercado, Boa Esperança Atlético Clube, Clube União, Sociedade Vencedora, Sporting Glória ou Morte e Escola Profissional Gil Eanes.

12 anos a promover a importância dos mercados
Impulsionada desde 2012 pela União Mundial de Mercados Abastecedores e Municipais (WUWM), a campanha é coordenada em Portugal pela SIMAB - Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores e explora as potencialidades das redes sociais.
A WUWM conta na atualidade com a adesão de mais de 4.000 mercados e está presente em 19 países, fazendo o Mercado Municipal de Portimão parte desta rede e promovendo, pelo quarto ano, diversas atividades ao longo de maio.
Os interessados podem acompanhar AQUI a programação desta iniciativa de âmbito nacional.
Popular em Portimão
Tomada de Posse dos novos Órgãos Autárquicos de Portimão para o Mandato 2025/2029
Portimão prepara espaço urbano para futuro Bairro Comercial Digital
Igreja Matriz de Portimão recebe concerto que abre 18º Festival Internacional de Órgão do Algarve
Portimão acelera em novembro com grandes eventos desportivos nacionais e internacionais