
João Ventura apresenta novo livro no Café-concerto do Teatro Municipal de Portimão
11-06-24
No próximo dia 21 de junho, às 18h30, o Café-concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão será palco da apresentação do livro "Um Lápis no Punho - Fragmentos de ficção crítica", de João B. Ventura, marcando presença na cerimónia os escritores Luís Filipe Sarmento e António Cabrita e o editor da The Poets and Dragons Society, D. H. Machado.
Durante o evento, promovido pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes e de entrada livre, haverá apontamentos musicais a cargo do Combo de Jazz dos alunos do Curso Profissional de Jazz da Escola Básica e Secundária da Bemposta,
“Percursos iniciáticos”
"Um Lápis no Punho" é uma obra composta por crónicas ficcionadas que se entrelaçam quase como um romance. No prefácio, o escritor, poeta e ensaísta António Cabrita destaca que essas narrativas “são percursos iniciáticos, buscando constantemente o conhecimento e aguardando acontecimentos marcados por uma profunda ética.”
O livro, que integra a coleção de ensaios e críticas “Poethis”, propõe uma reflexão poética sobre um itinerário pessoal de leituras e uma visão ética do mundo, convidando os leitores a uma experiência transformadora e enriquecedora.
Segundo escreve António Cabrita no prefácio da obra, “Um Lápis no Punho empreende uma poética do leitor e lembra-nos que a leitura não é um ato de consumo, mas uma comunidade de destino."
Apontamento biográfico sobre o autor
João B. Ventura nasceu em Portimão em 1956, sendo licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, pós-graduado em Ciências Documentais pela Universidade de Lisboa, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo IUL-ISCTE e em Gestão de Instituições e Empresas Culturais pela Universidade de Barcelona.
Sócio fundador do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, membro da Associação Portuguesa dos Críticos Literários e autor de "Bibliotecas e Esfera Pública", dirigiu a “Atlântica” - Revista de Cultura Ibero-Americana e integra a equipa redatorial da “Meridional” - Revista de Estudos do Mediterrâneo.
Para além de ter sido delegado regional da Cultura do Algarve e diretor do TEMPO, trabalha atualmente na Biblioteca Municipal de Portimão, de que foi o primeiro diretor.
Popular em Portimão

Campanha “Comércio do Centro Portimão” distribui 15 mil euros em vales de compras para dinamizar comércio local

Arrebita Portimão regressa com mais um dia, mais chefs e uma "Grande Arrozada" para abrir o apetite

Antiga Lota de Portimão recebe exposição "Da Vinha à Taberna - História do vinho e convívio em Portimão" e "Há Fado na Lota"

Setembro é mês da Semana Europeia do Desporto, de windsurf de topo e da Corrida de Carrinhos de Rolamentos
